quarta-feira, junho 20, 2012


20 de junho
1847
Criação do parlamento brasileiro

Em 20 de junho de 1847 foi criado, no Brasil, o cargo de presidente do Conselho de Ministros. A criação desse cargo foi algo muito importante, pois era a oficialização do parlamento brasileiro. Esse sistema político, chamado de parlamentarismo, baseava-se na nomeação de um primeiro-ministro, que deveria ser escolhido pelo parlamento, e o imperador deveria apenas aceitar a pessoa que fosse escolhida. Mas, no Brasil, quem indicava o presidente do Conselho de Ministros era o imperador, e não o parlamento. Hoje em dia, o sistema político do Brasil é o presidencialismo, e a escolha do presidente é feita através de eleições diretas. Mas a criação do parlamento em 1847 foi importante para estabilizar o sistema político da época.

19 de junho
1862
É abolida a escravidão nos Estados Unidos

A escravidão existiu nos Estados Unidos por mais de dois séculos, e os escravos negros eram trazidos da África para trabalhar na nação americana. Mas o país estava dividido, e sua crescente prosperidade acabou aumentando os conflitos. Em 1860, Abrahan Lincoln foi eleito presidente dos Estados Unidos e queria abolir a escravidão. Isso deu início à Guerra Civil Americana entre o norte, que era mais desenvolvido, urbano, industrializado e queria abolir a escravidão, e o sul, que era agrário e escravagista. Muita gente morreu nessa guerra, mas os estados do norte venceram e Abrahan Lincoln aboliu a escravidão, libertando milhões de escravos.

18 de junho
Dia do Imigrante Japonês
Hoje, o Sugiro tem muito o que comemorar: no dia 18 de junho de 1908, chegou ao Brasil o navio Kasato Maru, vindo do Japão. Esse navio trouxe 170 famílias, os primeiros imigrantes japoneses, para o nosso país. No começo, eles tiveram algumas dificuldades em se adaptar ao clima, aos costumes e, principalmente, à comida. Você sabia que no Japão o feijão é comido doce e não salgado como aqui no Brasil? Pois é, não deve ter sido fácil para eles, mas assim os imigrantes aprenderam com nossos costumes, e também nos ensinaram muito sobre a cultura do Japão. Trouxeram novas técnicas para a agricultura, festas e comidas deliciosas.

1815
Na batalha de Waterloo, na Bélgica, Napoleão Bonaparte sofre sua derrota definitiva

Napoleão Bonaparte era um conquistador que nunca lutou uma batalha apenas se defendendo, ele gostava mesmo era de atacar. Napoleão decidia tudo em suas tropas. Ele perseguia os inimigos e não dava descanso para seus próprios soldados.  Só que Napoleão não era invencível e acabou sofrendo, em 18 de junho de 1815, uma derrota que acabou com seus planos de dominar a Europa. Essa batalha aconteceu enquanto Napoleão tentava invadir a Bélgica, na pequena cidade de Waterloo. Depois dessa derrota, Napoleão foi incapaz de reunir outro exército, foi forçado a renunciar ao trono da França e foi preso na Ilha de Santa Helena, a milhares de quilômetros da Europa.

17 de junho
Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação
A desertificação é considerada pelas Nações Unidas um problema de todo o planeta. Hoje em dia, mais de cem países do mundo sofrem com a destruição dos solos, das águas e da vegetação, que transforma regiões inteiras em verdadeiros desertos. O mundo vem se preocupando com a desertificação desde o final dos anos 60, quando uma grave seca na região do Sahel africano provocou a morte de mais de 500 mil pessoas. Depois desse acontecimento, os países começaram a se preocupar com o problema e, para alertar o mundo, criaram o Dia Mundial de Luta Contra a Desertificação.

1922
Chegada de Gago Coutinho e Sacadura Cabral ao Rio de Janeiro

Um dos meus sonhos maluquinhos é atravessar o Oceano Atlântico pilotando um avião! Quando eu crescer, vou aprender a pilotar e vou fazer como os aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que chegaram ao Rio de Janeiro em 17 de junho de 1922, realizando, pela primeira vez, a travessia aérea do Atlântico Sul. Os dois voaram de Lisboa ao Rio de Janeiro em uma espécie de hidroavião chamado Lusitânia. Esse evento foi muito importante e marcou o progresso da navegação aérea. Depois dessa viagem, Gago Coutinho recebeu várias condecorações e foi promovido a contra-almirante.

1885
A Estátua da Liberdade chega a Nova Iorque

Você sabia que a Estátua da Liberdade, um dos maiores símbolos dos Estados Unidos, foi um presente do governo francês? Isso mesmo, a estátua serviu para comemorar os cem anos de independência dos Estados Unidos. Ela chegou em pedacinhos e foi montada na Ilha da Liberdade, em Nova Iorque. Feita de cimento, a estátua tem, em seu interior, uma escada com 354 degraus que chegam até a sua cabeça. Quem tem fôlego para subir até o seu topo é recompensado com uma vista maravilhosa dos arranha-céus de Nova Iorque.

16 de junho
Dia da Unidade Nacional
Comemorar o Dia da Unidade Nacional significa comemorar a união do nosso país. É claro que, como qualquer país, nós também temos problemas, mas o Brasil é um país especial. Aqui não temos tido guerras nem catástrofes naturais, falamos a mesma língua e os estados são unidos e lutam para o desenvolvimento do país. O Brasil é um país enorme, formado por culturas, pessoas, climas e costumes diferentes, e o melhor disso tudo é que nossas diferenças não nos afastam uns dos outros, ao contrário, elas nos completam e nos aproximam.

1963
Valentina Tereshkova é a primeira mulher a realizar um voo espacial

A Julieta só fica falando que um dia quer ser corajosa como a astronauta russa Valentina Tereshkova, que, aos 26 anos, foi a primeira mulher a realizar um voo espacial. A bordo da nave Vostok 6, Valentina completou 48 órbitas ao redor da Terra em 71 horas. Ela viajou sozinha e a sua experiência foi transmitida diretamente do espaço para a TV soviética. Vamos ver se a Julieta vai ter toda essa coragem!

15 de junho
1752
Benjamin Franklin demonstra a eficácia do para-raios

Ontem eu e a turma estávamos empinando pipa quando o papai chegou e nos contou uma história muito legal sobre a invenção do para-raios. No começo, não entendi nada. Eu sei que o para-raios conduz a energia dos raios para o solo e, assim, nos protege em dias de tempestade, mas e a pipa? O que ela tem a ver com isso?! Aí meu pai explicou que foi Benjamin Franklin quem demonstrou, pela primeira vez, que o relâmpago é um fenômeno elétrico. Ao empinar a pipa num dia de tempestade, ele conseguiu provocar efeitos elétricos através da linha e percebeu, então, que o relâmpago era resultado do desequilíbrio elétrico entre a nuvem carregada e o solo. A partir dessa experiência, Franklin produziu o primeiro para-raios, que é usado até hoje.

14 de junho
1982
Fim da Guerra das Malvinas

Lá, bem ao sul da Argentina, existem umas ilhas chamadas Falkland (Malvinas), que pertencem à Inglaterra. Em abril de 1982, a Argentina ocupou essas ilhas. Para defender seu território, a Inglaterra enviou para a região tropas navais, aéreas e terrestres e, assim, conseguiu recapturar Porto Stanley, a capital das ilhas, em 14 de junho de 1982. Com isso, a Argentina se rendeu e pôs fim às hostilidades entre ela e a Inglaterra sobre a questão dessas ilhas.

1909
Posse de Nilo Peçanha, presidente do Brasil

Quando o presidente Afonso Pena faleceu em junho de 1909, Nilo Peçanha, o vice-presidente, assumiu a Presidência da República. Ele governou por apenas um ano e cinco meses, e sua posse, que ocorreu sem solenidade pelo luto do presidente anterior, não foi registrada no Livro de Posse por se tratar de uma substituição em final de mandato.

13 de junho
Dia do Turista
Se hoje é Dia do Turista, então posso dizer que é dia de todos nós. Isso porque todo mundo é, já foi ou será turista em algum momento da vida. Nós fazemos turismo sempre que viajamos e conhecemos cidades e lugares novos, mas podemos ser turistas em nossa própria cidade. Duvida? Então experimente passear por sua cidade e descobrir quantas coisas você não sabe sobre ela. Cada prédio, cada monumento e cada rua têm seus segredos. Eu sou turista, pois sou muito curioso, gosto de viajar, tirar fotos, conhecer pessoas e aprender com a história de cada lugar! Isso é muito divertido, experimente!

1808
Foi criado o Jardim Botânico do Rio de Janeiro por D. João VI

Já que estamos falando em turismo, que tal saber um pouco mais sobre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro? Ele foi criado em 13 de junho de 1808 por D. João VI, rei de Portugal. D. João ficou tão encantado com a exuberância da natureza no Rio de Janeiro que começou a cultivar um enorme jardim e a trazer plantas de outros lugares. Após 1822, o Jardim Botânico foi aberto ao público e, hoje, possui um herbário, uma biblioteca e um museu. Então fica a minha dica para quem for ao Rio de Janeiro ou mora lá: não deixe de conhecer o Jardim Botânico. Tenho certeza de que você vai descobrir muitas outras histórias interessantes sobre esse lugar!


12 de junho
Dia dos Namorados
Com certeza, hoje é o dia mais romântico do ano: em todos os lugares, podemos ver os casais de namorados recebendo presentes, enviando flores e trocando beijinhos apaixonados... Mas será que as pessoas conhecem a origem do Dia dos Namorados no Brasil? Em vários países, ele é comemorado no dia 14 de fevereiro, pois é o dia de São Valentim, o santo dos apaixonados e das pessoas que se gostam. No Brasil, a história é outra. Dizem que a data começou a ser comemorada em 1950, quando o publicitário João Dória criou um slogan comercial que dizia: "Não é só com beijos que se prova o amor". Ele queria aumentar as vendas de presentes em uma época do ano de poucas festas comemorativas. A ideia funcionou tão bem para os comerciantes que, desde aquela época, o Brasil inteiro comemora essa data. Mas como eu estou meio sem grana, a Juju vai ganhar um grande beijo.

Dia do Correio Aéreo Nacional
No dia 12 de junho de 1931, aconteceu a primeira viagem do Correio Militar, atual Correio Aéreo Nacional. Os tenentes Casimiro Montenegro e Nelson Freire transportaram nesse dia uma mala postal entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Foi um voo pioneiro, mas um pouco atrapalhado, porque os pilotos tiveram de enfrentar algumas dificuldades no caminho. O vento forte atrasou a viagem em duas horas. Eles chegaram em São Paulo no escuro e tiveram de pousar na pista do Jockey Club. Então, pularam o muro do Jockey e pegaram um táxi para, finalmente, chegar à estação central dos Correios. Ufa! Não foi fácil, mas eles conseguiram!

11 de junho
Dia da Marinha Brasileira
Eu adoro o mar! Gosto de nadar, surfar, velejar e de comer peixe assado. O mar é uma importante fonte de alimentos e de extração de petróleo, sal e algas. Além disso, 95% do comércio exterior brasileiro são transportados por via marítima. Por ser uma riqueza, o mar deve ser muito bem preservado, e a Marinha Brasileira é a responsável por controlar a sua exploração. A Marinha tem a missão de proteger e preservar nossa costa marítima, e isso significa que não é qualquer pessoa que pode extrair petróleo, pescar ou navegar por nossos mares. Pelo tamanho do nosso país, que é quase todo banhado pelo mar, logo vemos que a Marinha tem muito trabalho a fazer, não é mesmo? 

1910
Nascimento de Jacques Cousteau

E por falar em água e mar, hoje é o dia em que nasceu o pesquisador Jacques Cousteau, que estudava e filmava os oceanos. Foi ele que inventou o aqualung, aquele cilindro de ar comprimido que os mergulhadores carregam nas costas para respirar debaixo da água. Com o aqualung, Cousteau explorou rios, lagos e oceanos e produziu vários filmes para mostrar as belezas do mundo aquático. Ele morreu aos 87 anos e durante toda a sua vida lutou pela preservação da Antártida, denunciou os testes nucleares do Pacífico Sul e a pesca indiscriminada das baleias. Ele escreveu oitenta livros e produziu setenta filmes. Para ele, a beleza da natureza era sua musa inspiradora.

1855
Início das obras da estrada de ferro Central do Brasil

A Estrada de Ferro Central do Brasil já foi muito importante para o país. Ela integrou várias regiões, desenvolvendo a agricultura e possibilitando a criação de novas cidades. Suas principais linhas ligavam os três estados mais importantes do país naquela época: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. Como os transportes aéreo e rodoviário ainda não existiam, as pessoas mais ricas viajavam em trens muito luxuosos. Hoje, a maioria das estações construídas pela Central do Brasil está desativada. Perto da casa de meu avô tem uma linha de trem. Eu vivo sonhando em ser maquinista e viajar pelo Brasil afora.

10 de junho
Dia da Língua Portuguesa
Graças a nossos colonizadores, a língua falada no Brasil é o português. Descobri coisas interessantes: a língua portuguesa tem, atualmente, 250 milhões de falantes espalhados pelo mundo, incluindo Brasil, Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. É a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, atrás do inglês e do castelhano. Seu ensino virou obrigatório nos países que compõem o Mercosul. Além disso tudo, é graças a ela que estamos nos comunicando hoje neste site.
Dia da Artilharia
Hoje é o dia em que o Exército Brasileiro comemora o Dia da Artilharia, porque é a data de nascimento do patrono da Artilharia, o marechal Emílio Luiz Mallet, que nasceu em 10 de junho de 1801, em Dunquerque, na França. Esta artilharia não é a mesma do futebol: é o conjunto de tropas que tem a função de defender o território brasileiro pelo ar, pela terra e pelo mar. Para defender o território, utilizam armamento móvel, como canhões, bocas-de-fogo para atirar projéteis a grande distância, obuses, foguetes ou mísseis.

sábado, junho 09, 2012


9 de junho
Dia do Pão
Hoje é o Dia do Pão. Hummm! Já me deu água na boca só de lembrar daquele cheirinho gostoso do pão assando na casa da minha vó. O pão é um dos alimentos mais consumidos no mundo todo. Não é difícil prepará-lo, e ele pode ser feito apenas com farinha, água, sal e fermento. É um alimento que está em nossa mesa todos os dias, seja no café da manhã, seja no lanche da tarde ou da noite.

Dia do Tênis
Hoje também comemoramos o Dia do Tênis, esporte que pode ser disputado por uma só pessoa ou em duplas. Ele é jogado com uma bola de superfície uniforme, de cor branca ou amarela, e cada atleta deve jogar com uma raquete com medidas oficiais. A quadra é dividida por uma rede com 0,914 m de altura, e os jogadores devem se posicionar em lados opostos da rede. Mesmo antes de Guga aparecer, o tênis já era um esporte bastante conhecido Brasil.

8 de junho
1997
Gustavo Kuerten ganhou o torneio de Roland Garros na França

Guga, Guga! Este é, sem dúvida, um dos nossos maiores orgulhos no esporte. Esse garoto, meio sem querer, foi descoberto pelo mundo na manhã do dia 8 de junho de 1997, quando derrotou o espanhol Sergi Bruguera por 3 a 0 e ganhou o torneio de Roland Garros. Surfista de Florianópolis, com cabelos encaracolados e jeito de menino, foi o primeiro brasileiro da história a ganhar um Grand Slam, que são os torneios mais importantes do tênis de campo.

7 de junho
1494
Assinatura do Tratado de Tordesilhas entre D. João II de Portugal e os reis católicos da Espanha

Olhando no calendário, percebi que hoje é comemorado o dia em que se assinou o Tratado de Tordesilhas por Portugal e Espanha. Mas, afinal, o que será que é esse tal tratado? Ele foi criado porque os portugueses e os espanhóis viviam brigando pelas terras que estavam sendo descobertas pelo mundo. Para evitar novas disputas, dividiram o novo continente, o sul-americano, em duas partes: uma pertenceria à Espanha e a outra, a Portugal. Criaram uma linha imaginária, um meridiano, que ia do Polo Norte ao Polo Sul, situada 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. Tudo que estivesse a leste pertenceria a Portugal e tudo que estivesse a oeste pertenceria à Espanha. Acho que ele recebeu esse nome porque a cidade em que os representantes de Portugal e Espanha estavam reunidos para discutir o tratado se chamava Vila de Tordesilhas. Essa linha imaginária dividia o nosso Brasil em dois.

6 de junho
1934
Morte do cientista Miguel Couto

Miguel Couto deve ter sido muito importante para a saúde pública brasileira, pois recebeu até uma baita homenagem - seu nome foi dado a um hospital municipal no Rio de Janeiro. A Juju pesquisou um pouco sobre ele e descobriu que, além de médico, ele foi escritor, professor e político. Como escritor, publicou 14 livros e foi por vários anos presidente da Academia Nacional de Medicina. Ele nasceu no dia 1.º de maio de 1865 no Rio de Janeiro.


5 de junho
Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente
Viva o verde, viva! Hoje, comemoramos o Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente, criado lá no ano de 1972 para marcar a abertura da 1.ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a ONU. Podemos comemorar esta data de várias maneiras, o que importa é que todos se conscientizem da importância de preservar o meio em que vivemos e os recursos naturais que utilizamos.Junte-se a minha turma, não desperdice água, não jogue lixo no chão ou em qualquer lugar, não destrua as árvores e plantas da sua casa e do seu bairro. Viu como é fácil ajudar na preservação do meio ambiente?!


4 de junho
Dia Mundial contra a Agressão Infantil
Vejam só! Como pode, em pleno século XXI, ainda existem pessoas que agridem crianças. Hoje, dia 4 de junho, é o dia em que devemos refletir um pouco sobre o que, infelizmente, vem acontecendo com algumas crianças. É importante lembrar que a agressão não é somente física, pode ser psicológica, social, econômica... Devemos, então, refletir e muito sobre esta data: o Dia Mundial contra a Agressão Infantil.


3 de junho
2002
Estreia do Brasil na Copa de 2002

No dia 3 de junho de 2002, às seis horas no horário de Brasília, a nossa seleção entrou em campo para disputar mais uma Copa do Mundo. Foi a décima sexta vez que fomos à Copa e somos o único país a comparecer em todas. O jogo foi contra a Turquia, e o Brasil ganhou de 2 a 1. Nossos outros adversários da primeira fase foram a China e Costa Rica.
1992
Eco-92

No dia 3 de junho de 1992, começou aqui no Brasil, no Rio de Janeiro, uma grande reunião dos representantes de 179 países: era a Eco-92. Eles discutiram ideias e definiram um programa voltado para o ambiente, mas também para a justiça social e a eficiência da economia mundial. Todos esses países deveriam cumprir as determinações do programa que recebeu o nome de Agenda 21. O objetivo era a busca do equilíbrio entre as nações.
 

2 de junho
1882
Morte de Garibaldi, herói da Guerra dos Farrapos

Hoje é o dia em que se comemora a morte de Garibaldi - será que morte é comemorada? Mas, enfim, hoje é o dia em que Giuseppe Garibaldi morreu. Junin me ajudou a fazer uma pesquisa sobre ele. Giuseppe Garibaldi foi um grande político e militar italiano que lutou pela unificação da Itália. Em 1834, veio para a América do Sul, onde continuou lutando. Aqui no Brasil, participou da Revolução dos Farrapos e, no Uruguai, lutou contra a Argentina. Depois que voltou para a Itália, só para variar, continuou lutando. Foram tantas as lutas em que esse homem esteve presente que eu nem lembro mais.

1.º de junho
1821
Início do Diário do Rio de Janeiro, o primeiro jornal diário do Brasil

Pois é, sabe aquele jornal que o seu pai lê toda manhã? Esse tipo de jornal que circula todos os dias começou a ser impresso no Brasil há muito tempo. A primeira impressão de um jornal diário aconteceu em 1.º de junho de 1821: era o Diário do Rio de Janeiro, dirigido por Zeferino Vitor de Meireles. Ele tratava de assuntos diversos, trazia anúncios de espetáculos, compras, vendas, aluguéis. Esse jornal circulou até o ano de 1878. E na sua cidade, qual é o jornal mais antigo?

Dia da Imprensa
A imprensa foi inventada no século XV, e seu inventor foi Gutenberg. Antigamente, aqui no Brasil, o Dia da Imprensa era comemorado em 10 de setembro, data em que o jornal Gazeta do Rio de Janeiro começou a circular no Brasil. Mas alguns estudiosos chegaram à conclusão de que essa data não era adequada, pois esse jornal não tratava de assuntos de interesse dos brasileiros e, sim, de assuntos de interesse da Corte portuguesa. Então, a data mudou para 1.º de junho, quando aconteceu a primeira tiragem do Correio Brasiliense, primeiro jornal a tratar de assuntos de interesse do Brasil. A data mudou no ano de 1999

Bily

Bily

Arquivo do blog

Seguidores