quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Mamonas Assassinas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este artigo ou secção contenha fonte(s) no fim do texto, esta(s) não é/são citada(s) no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto sempre que necessário.
Nota: Se procura o álbum homônimo do grupo, veja Mamonas Assassinas (álbum).
Mamonas Assassinas

Informação geral
Origem Guarulhos - SP
País Brasil
Gêneros Rock cômico, hard rock, heavy metal, punk rock, metal alternativo, trick metal
Período em atividade (Utopia) 1990 - 1995
(Mamonas Assassinas)1995–1996
Gravadora(s) EMI
Afiliações Utopia
Integrantes
Dinho
Bento Hinoto
Júlio Rasec
Samuel Reoli
Sérgio Reoli
Mamonas Assassinas foi uma banda brasileira de rock cômico. O som era uma mistura de punk rock com influências de gêneros populares, tais como forró, sertanejo, além de heavy metal, rock progressivo, pagode e o vira português. A carreira da banda, com o nome de Mamonas Assassinas, durou de julho de 1995 até 2 de março de 1996 (pouco mais de 7 meses) e não só a morte de seus integrantes, como também o sucesso destes, foi meteórico e estrondoso. Com um único álbum de estúdio, Mamonas Assassinas, lançado em junho de 1995, o grupo acarretou a venda de mais de 3 milhões de cópias no Brasil, sendo certificado com Disco de Diamante em 1995, comprovado pela ABPD[1]. Álbum este, que com letras bem-humoradas, como "Pelados em Santos", "Robocop Gay", "Vira-Vira", "1406" e "Mundo Animal", os levou ao sucesso estrondoso. Porém, no auge de suas carreiras, os integrantes da banda foram vítimas de um acidente aéreo fatal.[2]
Índice [esconder]
1 História
1.1 Acidente
1.2 Nota Adicional
1.3 Polêmica
2 Formação
2.1 Membros
3 Discografia
3.1 Álbum de Estúdio
3.2 Coletânea
3.3 Álbum Ao Vivo
4 Videografia
5 Legado
6 Referências
7 Ligações externas
[editar]História

Em março de 1989, Sérgio Reoli, ao trabalhar na Olivetti, conhece Maurício Hinoto, irmão de Bento. Ao saber que Sérgio é baterista, Maurício decide apresentar o irmão, que toca guitarra. A partir daí, Sérgio conhece Bento e decidem criar uma banda. Na época, Samuel Reoli, irmão de Sérgio, não se interessava em música, preferindo desenhar aviões. De repente, porém,ao ver Sérgio e Bento ensaiarem em sua casa ele se interessou pela música e passou a tocar o baixo elétrico,estava formada assim a cozinha com baixo,guitarra e bateria. Os três formaram o grupo Utopia, especializado em covers de grupos como Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Rush,etc...
Em um show, em Julho de 1990, o público pediu para tocarem uma música dos Guns N' Roses, e como não sabiam a letra, pediram a um espectador para ajudá-los. Alecsander Alves, conhecido como Dinho, voluntariou-se para cantar e provocou grandes risadas da platéia, com sua performance escrachada, garantindo o posto de vocalista da banda. Através de Dinho, entrou o quinto integrante da banda, o tecladista Júlio Rasec.
O Utopia passou a apresentar-se na periferia de São Paulo, e lançou um disco que vendeu menos de 100 cópias. Aos poucos, os integrantes começaram a perceber que as palhaçadas e músicas de paródia que faziam nos ensaios para se divertirem eram mais bem recebidas pelo público do que os covers e as músicas sérias. Começaram introduzindo devagar nos shows algumas paródias musicais, com receio da aceitação do público, mas eles perceberam que o público aceitava muito bem as músicas escrachadas,foi ai a chave para o sucesso da banda.
Através de um show em uma boate em Guarulhos (SP), conheceram o produtor Rick Bonadio(mesmo empresário da banda de Santos, Charlie Brown Jr.).Gravaram duas músicas, Pelados em Santos e Robocop Gay e decidiram, então, mudar o perfil da banda, a começar pelo nome, "Mamonas Assassinas do Espaço", criado por Samuel Reoli e reduzido para "Mamonas Assassinas".
A banda enviou uma fita demo com as músicas "Pelados em Santos", "Robocop Gay" e "Jumento Celestino" para 3 gravadoras, entre elas a Sony Music e a EMI. Rafael Ramos, amigo da banda, baterista da banda Baba Cósmica e filho do diretor artístico da EMI, João Augusto Soares, insistiu na contratação. Após assistir uma apresentação do grupo em 28 de Abril de 1995, João Augusto resolveu assinar contrato com os "Mamonas".
Após gravar um disco produzido por Rick Bonadio (apelidado pela banda de Creuzebek), os "Mamonas" saíram em imensa turnê, apresentando-se em programas como Jô Soares Onze e Meia, Domingo Legal,Programa Livre (no SBT), Domingão do Faustão, Xuxa Park (ambos na Rede Globo) e tocando cerca de 8 vezes por semana, com apresentações em 25 dos 27 estados brasileiros e ocasionais dois shows por dia. O cachê dos "Mamonas" tornou-se um dos mais caros do país, variando entre R$50 e 70 mil, e a EMI faturou cerca de R$80 milhões com a banda. Em certo período, a banda vendia 100 mil cópias a cada dois dias.
Em 1992, quando eram o Utopia, os integrantes tentaram tocar no Estádio Paschoal Thomeo (conhecido como Thomeozão), em Guarulhos, porém foram expulsos pelo dirigente do mesmo, que considerava que a banda nunca iria fazer sucesso devido ao nome (Utopia). Em Janeiro de 1996, porém, já como Mamonas, os cinco lotaram o estádio.
O logotipo da banda é uma inversão do logotipo da Volkswagen, colocada de ponta-cabeça, formando assim um M e um A de "Mamonas Assassinas". Um veículo da empresa alemã é citado na canção "Pelados em Santos": a Volkswagen Brasília, e na canção "Lá vem o Alemão" a Volkswagen Kombi.
Os "Mamonas" preparavam uma carreira internacional, com partida para Portugal preparada para 3 de Março de 1996. Porém em 2 de Março, enquanto voltavam de um show em Brasília, o jatinho Learjet em que viajavam, prefixo LR-25D - PT-LSD, chocou-se contra a Serra da Cantareira, numa tentativa de arremeter vôo, matando todos que estavam no avião. O enterro, no dia 4 de Março, fora acompanhado por mais de 65 mil fãs (em algumas escolas, até mesmo não houve aula por motivo de luto).
[editar]Acidente
A aeronave havia sido fretada com a finalidade de efetuar o transporte do grupo musical para um show no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. No dia 1º de março de 1996, transportou esse grupo de Caxias do Sul para Piracicaba, onde chegou às 15h45. No dia 2 de março de 1996, com a mesma tripulação e sete passageiros, decolou de Piracicaba, às 07h10, com destino a Guarulhos, onde pousou às 7h36.
A tripulação permaneceu nas instalações do aeroporto, onde, às 11h02, apresentou um plano de voo para Brasília, estimando a decolagem para as 15h00. Após duas mensagens de atraso, decolaram às 16h41. O pouso em Brasília ocorreu às 17h52.
A decolagem de Brasília, de regresso a Guarulhos, ocorreu às 21h58. O voo, no nível (FL) 410, transcorreu sem anormalidades. Na descida, cruzando o FL 230, a aeronave de prefixo PT-LSD chamou o Controle São Paulo, de quem passou a receber vetoração por radar para a aproximação final do procedimento Charlie 2, ILS da pista 09R do Aeroporto de Guarulhos (SBGR).
A aeronave apresentou tendência de deriva à esquerda, o que obrigou o Controle São Paulo (APP-SP) a determinar novas proas para possibilitar a interceptação do localizador (final do procedimento). A interceptação ocorreu no bloqueio do marcador externo e fora dos parâmetros de uma aproximação estabilizada. Sem estabilizar na aproximação final, a aeronave prosseguiu até atingir um ponto desviado lateralmente para a esquerda da pista, com velocidade de 205Kt a 800 pés acima do terreno, quando arremeteu.
A arremetida foi executada em contato com a torre, tendo a aeronave informado que estava em condições visuais e em curva pela esquerda, para interceptar a perna do vento. A torre orientou a aeronave para informar ingressando na perna do vento no setor sul. A aeronave informou "setor norte".
Na perna do vento, a aeronave confirmou à Torre estar em condições visuais. Após algumas chamadas da Torre, a aeronave respondeu e foi orientada a retornar ao contato com o APP-SP para coordenação do seu tráfego com outros dois tráfegos em aproximação IFR. O PT-LSD chamou o APP-SP, o qual solicitou informar suas condições no setor. O PT-LSD confirmou estar visual no setor e solicitou "perna base alongando", sendo então orientado a manter a perna do vento, aguardando a passagem de outra aeronave em aproximação por instrumento.
No prolongamento da perna do vento, no setor Norte, às 23h16, o PT-LSD chocou-se com obstáculos a 3.300 pés (1006 metros), no ponto de coordenadas 23º25'52"S 046º35'58"W. Em consequência do impacto, a aeronave foi destruída e todos os ocupantes faleceram no local.
[editar]Nota Adicional
Uma operação equivocada do piloto é a versão do Departamento de Aviação Civil (DAC) para explicar o acidente com o jatinho que causou a morte dos cinco integrantes do grupo Mamonas Assassinas na noite de 2 de março de 1996, em São Paulo.
A 10 quilômetros do International Guarulhos Airport, em Guarulhos, o piloto repetia, a pedido da torre de controle, o procedimento de aterrissagem. No entanto, em vez de fazer uma curva para a direita, virou o avião Lear Jet 25, prefixo PT-LSD, para a esquerda, chocando-se com a Serra da Cantareira.
Além dos componentes da banda, Dinho, que completaria 25 anos dali a três dias, os irmãos Samuel (que completaria 23 anos no dia 11 de março) e Sérgio, Júlio e Bento, também morreram no acidente o piloto, o co-piloto e dois assistentes dos artistas, Isaque Souto, primo de Dinho, e Sérgio Saturnino Porto, segurança do grupo.
A morte trágica de seus cinco integrantes causou comoção em todo o Brasil, menos de dois anos depois da morte de Ayrton Senna em 1994. Dias após, houve um minuto de silêncio no Maracanã, antes do jogo entre Botafogo e Flamengo.
[editar]Polêmica
15 anos após o acidente fatal, o programa Conexão Repórter, apresentado por Roberto Cabrini lançou uma bomba na televisão brasileira. Segundo a reportagem os Mamonas Assassinas iriam se separar, tudo porque o vocalista da banda, Dinho, iria ter um programa humorístico na TV ao lado do humorista Tom Cavalcante. A informação foi dada por Hildebrando Alves, pai do Dinho.
[editar]Formação

[editar]Membros
Dinho (Alecsander Alves) - vocais e violão
Bento Hinoto (Alberto Hinoto) - guitarra e violão
Samuel Reoli (Samuel Reis de Oliveira) - baixo
Sérgio Reoli (Sérgio Reis de Oliveira) - bateria
Júlio Rasec (Júlio César) - teclados, backing vocals e vocais
[editar]Discografia

[editar]Álbum de Estúdio
1995: Mamonas Assassinas
[editar]Coletânea
1998: Atenção, Creuzebek: A Baixaria Continua
[editar]Álbum Ao Vivo
2006: Mamonas ao Vivo
[editar]Videografia

1996: MTV na Estrada (relançado em DVD em 2004)
2002: Show Ao Vivo (Arquivo Familiar) CineArts
2008: Por Toda Minha Vida - Mamonas Assassinas
2009: Mamonas, o Doc
2011: Mamonas para sempre
[editar]Legado


Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.
No mesmo ano do acidente fatal com os integrantes do Mamonas Assassinas, o grupo de pagode Só Pra Contrariar, liderado por Alexandre Pires, gravou uma música intitulada Tributo aos Mamonas homenageando a banda.
Os também paulistas Titãs dedicaram seu álbum Acústico MTV de 1997 aos Mamonas Assassinas. Em 1999, os Titãs regravariam o sucesso "Pelados em Santos" no álbum de covers As Dez Mais.
A banda paulistana 365 compôs a música "Manhã de Domingo", presente no disco "Do Outro lado do Rio" (2005), em homenagem aos Mamonas. Vale lembrar que, quando ainda se chamavam Utopia, os Mamonas abriram vários shows para o 365.
A Turma da Mônica fez a história "Mamonamania" pouco antes do acidente. Em outra história, Mônica conhece o grupo Azeitonas Assassinas, que toca uma versão de "Pelados em Santos": "Mina… seu jumento é da hora… mas como ele demooora…"
Em uma história, o Professor Pardal tenta espantar um bando de gatos tocando "Babonas Rebeldes".[carece de fontes]
Os Mamonas voltam do além em um episódio da Mega Liga MTV de VJs Paladinos, desenho animado da MTV Brasil, para impedir o vilão Roberto Leal.
A canção "Robocop Gay" foi incluída na trilha sonora da telenovela Caminhos do Coração (2007/2008), da Rede Record, como tema do personagem Danilo, interpretado por Cláudio Heinrich.
No dia 10 de julho de 2008 a Rede Globo exibiu o especial Por Toda Minha Vida, em homenagem ao grupo. O programa bateu o recorde de audiência do horário, com 26 pontos de média no IBOPE. O especial foi reprisado no dia 10 de Março de 2010, além de ter sido lançado em DVD pela Globo Marcas/Som Livre em 2009.
As torcidas de Internacional, Remo, Flamengo, Bahia e Ceará cantam uma paródia da música "Pelados em Santos" em jogos de seus times nos estádios. Até a escola de samba da Mangueira fez paródia da canção com "Manto sagrado verde e rosa.[3]
No Carnaval de 2011, 15 anos após o trágico acidente, a banda foi homenageada pela escola de samba GRES Inocentes de Belford Roxo, com o enredo "De Guarulhos para o palco da folia, sonhos, irreverência e alegria. Mamonas para sempre!". A escola desfilou pelo grupo de acesso A do carnaval carioca arrancando aplausos do público que acompanhava o desfile.
Referências

↑ http://www.abpd.org.br/certificados_interna.asp?sArtista=Mamonas%20Assassinas
↑ Lançado CD com música inédita dos Mamonas Assassinas.
↑ Clêi Valverde (10.01.2011). Eu Exalto! Ivo Meirelles – “Manto Sagrado Verde-e-Rosa”. Página visitada em 22.02.2011.
Outras
DVD - Por toda Minha Vida Mamonas Assassinas

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Segunda –feira irei postar uma reportagem sobre Os Mamonas Assassinas durante um determinado tempo .Acesse:
http://entretenimento.r7.com/musica/noticias/video-mostra-a-historia-dos-mamonas-assassinas-20100112.html
Carnaval
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Para outros significados, veja Carnaval (desambiguação).
Carnaval

Carnaval no Rio de Janeiro, Brasil
Nome oficial Entrudos
Tipo Cristão
Seguido por Mundial
Ano de 2011 8 de Março
Ano de 2012 21 de Fevereiro
Observações: Período festivo convidativo a bailes, desfiles carnavalescos, e adopção de trajes e personalidades diferentes do habitual.
Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C..[1] É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.[2] A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque.
O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo.[3] Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.[4]
Índice [esconder]
1 História e origem
2 Cálculo do dia da Carnaval
3 Datas do Carnaval
4 Referências
5 Ligações externas
História e origem

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.

Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras).[5] O termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.


Carnaval de Veneza, Itália.
O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.
No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.
Cálculo do dia da Carnaval

Ver artigo principal: Cálculo da Páscoa
Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa[6], com exceção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.
Datas do Carnaval

O Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa, em fevereiro, geralmente, ou em março, conforme o Cálculo da Páscoa (veja artigo anterior), e uma curiosidade: o Carnaval ocorre próximo ou no dia de Lua Nova.
Datas do Carnaval:
Ano Data do Carnaval Data da Páscoa
1955 22 de fevereiro 10 de abril
1956 14 de fevereiro 22 de abril
1957 5 de março 21 de abril
1958 18 de fevereiro 6 de março
1959 10 de fevereiro 29 de março
1960 1º de março 17 de abril
1961 14 de fevereiro 2 de abril
1962 6 de março 22 de abril
1963 26 de fevereiro 14 de abril
1964 11 de fevereiro 29 de março
1965 2 de março 18 de abril
1966 22 de fevereiro 10 de março
1967 7 de fevereiro 26 de março
1968 27 de fevereiro 14 de abril
1969 18 de fevereiro 6 de abril
1970 10 de fevereiro 29 de março
1971 23 de fevereiro 11 de abril
1972 15 de fevereiro 2 de abril
1973 6 de março 22 de abril
1974 26 de fevereiro 14 de abril
1975 11 de fevereiro 30 de março
1976 2 de março 18 de abril
1977 22 de fevereiro 10 de abril
1978 7 de fevereiro 26 de março
1979 27 de fevereiro 15 de abril
1980 19 de fevereiro 6 de abril
1981 3 de março 19 de abril
1982 23 de fevereiro 11 de abril
1983 15 de fevereiro 3 de abril
1984 6 de março 22 de abril
1985 19 de fevereiro 7 de abril
1986 11 de fevereiro 30 de março
1987 3 de março 19 de abril
1988 16 de fevereiro 3 de abril
1989 7 de fevereiro 26 de março
1990 27 de fevereiro 15 de abril
1991 12 de fevereiro 31 de março
1992 3 de março 19 de abril
1993 23 de fevereiro 11 de abril
1994 15 de fevereiro 3 de abril
1995 28 de fevereiro 16 de abril
1996 20 de fevereiro 7 de abril
1997 11 de fevereiro 30 de março
1998 24 de fevereiro 12 de abril
1999 16 de fevereiro 4 de abril
2000 7 de março 23 de abril
2001 27 de fevereiro 15 de abril
2002 12 de fevereiro 31 de março
2003 4 de março 20 de abril
2004 24 de fevereiro 11 de abril
2005 8 de fevereiro 27 de março
2006 28 de fevereiro 16 de abril
2007 20 de fevereiro 8 de abril
2008 5 de fevereiro 23 de março
2009 24 de fevereiro 12 de abril
2010 16 de fevereiro 4 de abril
2011 8 de março 24 de abril
2012 21 de fevereiro 8 de abril
2013 12 de fevereiro 31 de março
2014 4 de março 20 de abril
2015 17 de fevereiro 5 de abril
2016 9 de fevereiro 27 de março
2017 28 de fevereiro 16 de abril
2018 13 de fevereiro 1 de abril
2019 5 de março 21 de abril
2020 25 de fevereiro 12 de abril


24 de fevereiro

1891
Publicação da segunda Constituição do Brasil

A Constituição é o documento com as leis de um país. Nesse documento, estão escritas as normas para a formação dos poderes públicos, a forma de governo, os direitos e deveres dos cidadãos, etc. A Constituição garante, além dos direitos dos homens, os direitos da natureza. A constituição de 1891 foi a segunda constituição do Brasil e a primeira sob regime republicano.





Carnaval

Eu e o Lúcio estamos quebrando a cabeça para fazer uma fantasia instantânea de carnaval. Você tem alguma ideia? A gente sabe que só hoje é carnaval, mas a gente já está comemorando há um tempão. Estamos brincando desde sexta-feira. E em algumas cidades do Brasil, o carnaval pode durar um mês. Haja fôlego! Ninguém sabe dizer ao certo quando começou o carnaval, mas, no Brasil, ele chegou por volta de 1750, com o nome de entrudo, que quer dizer entrada da Quaresma. Acho que essa data que festejamos tanto merece ser mais comentada, acesse o nosso Extra e saiba um pouco mais sobre o carnaval.



23 de fevereiro

1997
Foi anunciada a clonagem da ovelha Dolly

Agora todo mundo está falando em clonagem. Eu e o Bocão já estamos até fazendo uma lista de coisas que queremos clonar. Enquanto isso, Junim está criando a superclonadora do Maluquinho. Hoje é um dia especial para os que gostam desse assunto. Foi no dia 23 de fevereiro de 1997 que o cientista Ian Wilmut, da Escócia, anunciou a clonagem da ovelha Dolly, que foi o primeiro mamífero clonado, a partir da célula de um animal adulto.





1939
O Oscar de Melhor Filme vai para o filme Branca de Neve e os Sete Anões

Em 23 de fevereiro de 1939, Walt Disney ganhou o Oscar de Melhor Filme por Branca de Neve e os Sete Anões, aquele que as meninas adoram porque tem príncipe, beijo, etc. Os meninos também curtem o filme, mas por causa dos anõezinhos, que são arretados, e da Branca de Neve, que é uma gatinha.



22 de fevereiro

1998
O filme Central do Brasil é premiado

Em 22 de fevereiro de 1998, o filme brasileiro Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, recebeu o Urso de Ouro de Melhor Filme e o Urso de Prata de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro no Festival de Berlim. Não é um barato? Se você ainda não viu esse filme, corra para uma locadora e assista já.





1989
Criação do Ibama

Hoje a natureza deve estar feliz da vida. É que, nesse dia, no ano de 1989, foi criado o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). É esse instituto que cuida do ambiente, das matas, das plantas e dos animais brasileiros. Isso significa que o Ibama tem muito trabalho. Afinal, o Brasil é bastante grande e ainda tem muita gente que não percebeu que a natureza deve ser amada


21 de fevereiro

Dia Internacional da Língua Materna

Você sabia que hoje é o Dia Internacional da Língua Materna? Não vá pensar que se trata daquele órgão que fica dentro da boca da sua mãe!
Essa língua que é homenageada no dia de hoje é a língua falada no país. No Brasil, a língua materna é o português, que também é falado em Portugal e em alguns países da África. Na Inglaterra, é o inglês e, no Japão, é o japonês. A língua é muito importante para uma nação, pois facilita a comunicação entre as pessoas. Mas, pensando bem, cada parte do nosso corpo poderia ter um dia, ou melhor, um feriado? Seria assim: "Hoje não tenho aula porque é Dia da Unha". "Hoje não posso fazer prova porque é Dia do Pé"...



Dia Internacional da Língua Materna celebra-se a 21 de Fevereiro. Dia Internacional da Língua Materna pretende promover a diversidade cultural linguística.

Dia Internacional da Língua Materna
O dia internacional da língua materna foi instituído em 1999 na Conferência Geral da UNESCO. O principal objetivo é promover a diversidade cultural linguística e alertar para as tradições linguísticas e culturais. Teve a sua origem no Dia do Movimento da Língua celebrado em Bangladesh desde 1952.

Existem cerca de 6000 línguas faladas no mundo, sendo que metade estão quase a desaparecer. Assim, a UNESCO propõe a recuperação das línguas ameaçadas. A língua portuguesa é uma das línguas mais faladas no mundo, por isso não se encontra dentro das línguas ameaçadas.

Como celebrar o Dia Internacional da Língua Materna
Neste dia poderá realizar diversas atividades para lembrar a importância da língua e a diversidade de línguas pelo mundo inteiro. Trabalhos manuais, jogos educativos e outras atividades são bastante úteis independentemente da idade dos seus alunos.

Fazer uma festa dos países, em que cada aluno tem de se vestir de acordo com a tradição de um país, realizar obras de arte usando a mesma palavra em várias línguas, visitar virtualmente os países com os alunos são alguns exemplos de como poderá celebrar este dia.
20 de fevereiro

1696
Escravas são proibidas de usar vestidos de tecidos finos e joias de ouro

A gente ouve falar muito da época da escravidão no Brasil. Tem muitas histórias tristes, mas também curiosas. Minha mãe contou que, muitas vezes, senhores de escravos e donos de minas se apaixonavam pelas escravas mais belas e davam a elas muitas roupas e joias caras, como na história da Xica da Silva. Só que tinha muita gente que não gostava dessas mordomias. Em 20 de fevereiro de 1696, o governo de Portugal proibiu que as escravas usassem vestidos de tecidos finos e joias de ouro. Mas essa lei, como muitas outras por aqui, não deu em nada. Os senhores continuaram a bajular suas belas escravas.


19 de fevereiro

1974
Criação do Parque Nacional da Amazônia

No dia 19 de fevereiro de 1974, foi criado o Parque Nacional da Amazônia. É um parque enorme, que tem quase um milhão de hectares e fica nos estados do Pará e do Amazonas. Já faz tempo que o parque foi criado, mas a área ainda não foi inteiramente demarcada, ou seja, não se sabe bem onde começa e onde termina o parque. Por isso, tem muito desmatamento e destruição dentro desse espaço em que a natureza deveria ser protegida. Também deve ser difícil fiscalizar uma região tão grande de floresta. Ao invés de ficar alegre com a data, eu me sinto triste porque muitos adultos ainda não querem cuidar do mundo em que vivemos e só pensam em ganhar dinheiro. Acho que nós, que ainda somos crianças, é que vamos ter que deixar o mundo melhor, mais verde, menos poluído, menos destruído. Isso se ele puder esperar um pouco.





1972
Primeira transmissão pública de TV em cores

Depois desse dia a comunicação ficou mais colorida! Foi realizada a primeira transmissão pública de TV em cores. E você sabe o que eles mostraram? A Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).

18 de fevereiro

1546
Morte de Martinho Lutero

Outro dia falei que tenho amigos de várias religiões. Tem uma menina na rua de baixo que é luterana. A religião luterana tem esse nome por causa de seu fundador, Martinho Lutero, que morreu em 18 de fevereiro de 1546. Ele era um monge católico que ficou aborrecido com a atitude dos padres de sua época. Começou a pregar então suas ideias, que, mais tarde, fizeram nascer um movimento chamado de Reforma e as religiões cristãs chamadas de protestantes. Ele escreveu suas ideias em forma de teses que ainda hoje servem para a gente pensar sobre a religião.

Martinho Lutero
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Lutero redireciona para este artigo. Para outras acepções, veja Lutero (desambiguação).
Martinho Lutero

Lutero em 1529 por Lucas Cranach
Nome completo Martinus Luter (Martin Luther)
Nascimento 10 de Novembro de 1483
Eisleben
Sacro Império Romano-Germânico
Morte 18 de fevereiro de 1546 (62 anos)
Eisleben
Sacro Império Romano-Germânico
Cônjuge Catarina von Bora (1499-1546)
Ocupação teólogo
Assinatura
Martinho Lutero, em alemão Martin Luther, (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546) foi um sacerdote agostiniano e professor de teologia alemão figura central da Reforma Protestante. Veementemente contestando a alegação de que a liberdade da punição de Deus sobre o pecado poderia ser comprada, confrontou o vendedor de indulgências Johann Tetzel com suas 95 Teses em 1517. Sua recusa em retirar seus escritos a pedido do Papa Leão X em 1520 e do Imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521 resultou em sua excomunhão pelo papa e a condenação como um fora-da-lei pelo imperador.
Lutero ensinava que a salvação não se consegue apenas com boas ações, mas de um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça através da fé em Jesus como um redentor do pecado. Sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica Romana, pois ele ensinava que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada[1] e opôs-se ao sacerdotalismo, por considerar todos os cristãos batizados como um sacerdócio santo.[2] Aqueles que se identificavam com os ensinamentos de Lutero eram chamados luteranos.
Sua tradução da Bíblia em outros idiomas que não o latim) fez o livro mais acessível, causando um impacto gigantesco na Igreja e na cultura alemã. Promoveu um desenvolvimento de uma versão padrão da língua alemã, adicionando vários princípios à arte de traduzir[3], e influenciou a tradução para o inglês da Bíblia do Rei James.[4] Seus hinos influenciaram o desenvolvimento do ato de cantar em igrejas.[5] Seu casamento com Catarina von Bora estabeleceu um modelo para a prática do casamento clerical, permitindo o matrimônio de padres protestantes.[6]
Em seus últimos anos, Lutero tornou-se algo antissemita, chegando a escrever que as casas judaicas deveriam ser destruídas, e suas sinagogas queimadas, dinheiro confiscado e liberdade cerceada. Essas afirmações fizeram de Lutero uma figura controversa entre muitos historiadores e estudiosos.[7]

quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Pesquisa de blogs do Google

Pesquisa de blogs do Google:

'via Blog this'


17 de fevereiro

1973
Morte de Pixinguinha

"Meu coração, não sei por que, bate feliz quando te vê." Vovô vive cantarolando essa música e me contou tudo sobre um moço chamado Alfredo da Rocha Viana Júnior, o famoso Pixinguinha. Ele morreu no dia 17 de fevereiro de 1973, de infarto. Pixinguinha fez muita coisa pela música brasileira. É considerado um gênio e o pai da nossa música popular. Era flautista, compositor, maestro e arranjador. Estava sempre pesquisando coisas novas para suas composições. Esse nome, Pixinguinha é uma junção de pizidim (menino bom, no dialeto africano falado por sua avó) e bexiguinha, apelido que ganhou na época em que contraiu varíola (quem tinha varíola era chamado de bexiguento por causa das bolhas na pele que essa doença deixava). A propósito, a música que meu avô vive cantarolando é Carinhoso, que tem letra de João de Barro (Braguinha) e foi composta em 1917.


Pixinguinha
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pixinguinha

Informação geral
Nome completo Alfredo da Rocha Viana Filho
Apelido Pizinguim, Bexiguinha, Pexinguinha
Nascimento 23 de abril de 1897
Origem Rio de Janeiro
País Brasil
Data de morte 17 de fevereiro de 1973 (75 anos)
Gêneros Choro
Maxixe
Samba
Valsa
Instrumentos Saxofone
Flauta
Período em atividade 1911-1972
Gravadora(s) Odeon
RCA Victor
Sinter
Musidisc
Afiliações Choro Carioca
Grupo do Caxangá
Oito Batutas
Orquestra Típica Pixinguinha-Donga
Orquestra Victor Brasileira
Grupo da Guarda Velha
Orquestra Columbia de Pixinguinha
Diabos do Céu
Os Cinco Companheiros
Alfredo da Rocha Viana Filho, conhecido como Pixinguinha, (Rio de Janeiro, 23 de abril de 1897 — Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 1973) foi um flautista, saxofonista, compositor e arranjador brasileiro.
Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.
Era filho do músico Alfredo da Rocha Viana, funcionário dos correios, flautista e que possuía uma grande coleção de partituras de choros antigos.[1] Pixinguinha aprendeu música em casa, fazendo parte de uma família com vários irmãos músicos, entre eles o China (Otávio Viana). Foi ele quem obteve o primeiro emprego para o garoto, que começou a atuar em 1912 em cabarés da Lapa e depois substituiu o flautista titular na orquestra da sala de projeção do Cine Rio Branco. Nos anos seguintes continuou atuando em salas de cinema, ranchos carnavalescos, casas noturnas e no teatro de revista.
Pixinguinha integrou o famoso grupo Caxangá, com Donga e João Pernambuco. A partir deste grupo, foi formado o conjunto Oito batutas, muito ativo a partir de 1919. Na década de 1930 foi contratado como arranjador pela gravadora RCA Victor, criando arranjos celebrizados na voz de cantores como Francisco Alves ou Mário Reis. No fim da década foi substituído na função por Radamés Gnattali. Na década de 1940 passou a integrar o regional de Benedito Lacerda, passando a tocar o saxofone tenor. Algumas de suas principais obras foram registradas em parceria com o líder do conjunto, mas hoje se sabe que Benedito Lacerda não era o compositor, mas pagava pelas parcerias.
Quando compôs "Carinhoso", entre 1916 e 1917 e "Lamentos" em 1928, que são considerados alguns dos choros mais famosos, Pixinguinha foi criticado e essas composições foram consideradas como tendo uma inaceitável influência do jazz, enquanto hoje em dia podem ser vistas como avançadas demais para a época. Além disso, "Carinhoso" na época não foi considerado choro, e sim uma polca.[carece de fontes] Outras composições, entre centenas, são "Rosa", "Vou vivendo", "Lamentos", "1 x 0", "Naquele tempo" e "Sofres porque Queres".
No dia 23 de abril comemora-se o Dia Nacional do Choro, trata-se de uma homenagem ao nascimento de Pixinguinha. A data foi criada oficialmente em 4 de setembro de 2000, quando foi sancionada lei originada por iniciativa do bandolinista Hamilton de Holanda e seus alunos da Escola de Choro Raphael Rabello.
Pixinguinha faleceu na igreja de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, quando seria padrinho de um batizado. Foi enterrado no Cemitério de Inhaúma.
Índice [esconder]
1 Composições
2 Referências
3 Referências
4 Ver também
5 Ligações externas
[editar]Composições


O Urubu e o Gavião

Gravação de 1930 com Pixinguinha na flauta.
Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.

Sofres porque queres

Gravação de 1919 com Pixinguinha na flauta (composição de Pixinguinha).
Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.

Atraente

Choro "Atraente", de Chiquinha Gonzaga, gravação com Pixinguinha no saxofone e Benedito Lacerda na flauta
Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.

Aguenta, Seu Fulgêncio

Choro "Aguenta, Seu Fulgêncio", de Lourenço Lamartine, gravação com Pixinguinha na flauta
Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.
A pombinha (com Donga)
A vida é um buraco
Aberlado
Abraçando Jacaré
Aguenta, seu Fulgêncio (com Lourenço Lamartine)
Ai, eu queria (com Vidraça)
Ainda existe
Ainda me Recordo
Amigo do povo
Assim é que é
Benguelê
Bianca (com Andreoni)
Buquê de flores (com W. Falcão)
Cafezal em flor (com Eugênio Fonseca)
Carinhos
Carinhoso (com João de Barro)
Carnavá tá aí (com Josué de Barros)
Casado na orgia (com João da Baiana)
Casamento do coronel Cristino
Céu do Brasil (com Gomes Filho)
Chorei
Chorinho no parque São Jorge (com Salgado Filho)
Cochichando (com João de Barro e Alberto Ribeiro)
Conversa de crioulo (com Donga e João de Baiana)
Dança dos ursos
Dando topada
Desprezado
Displicente
Dominante
Dominó
Encantadora
Estou voltando
Eu sou gozado assim
Fala baixinho (com Hermínio Bello de Carvalho)
Festa de branco (com Baiano)
Foi muamba (com Índio)
Fonte abandonada (com Índio)
Fraternidade
Gargalhada
Gavião calçudo (com Cícero de Almeida)
Glória
Guiomar (com Baiano)
Há! hu! lá! ho! (com Donga e João da Baiana)
Harmonia das flores (com Hermínio Bello de Carvalho)
Hino a Ramos
Infantil
Iolanda
Isso é que é viver (com Hermínio Bello de Carvalho)
Isto não se faz (com Hermínio Bello de Carvalho)
Já andei (com Donga e João da Baiana)
Já te digo (com China)
Jardim de Ilara (com C. M. Costal)
Knock-out
Lamento
Lamentos (com Vinícius de Moraes)
Lá-ré
Leonor
Levante, meu nego
Lusitânia (com F. G. D. )
Mais quinze dias
Mama, meu netinho (com Jararaca)
Mamãe Isabé (com João da Baiana)
Marreco quer água
Meu coração não te quer (com E. Almeida)
Mi tristezas solo iloro
Mulata baiana (com Gastão Viana)
Mulher boêmia
Mundo melhor (com Vinícius de Moraes)
Não gostei dos teus olhos (com João da Baiana)
Não posso mais
Naquele tempo (com Benedito Lacerda e Reginaldo Bessa)
Nasci pra domador (com Valfrido Silva)
No elevador
Noite e dia (com W. Falcão)
Nostalgia ao luar
Número um
O meu conselho
Os batutas (com Duque)
Os cinco companheiros
Os home implica comigo (com Carmen Miranda)
Onde foi Isabé
Oscarina
Paciente
Página de dor (com Índio)
Papagaio sabido (com C. Araújo)
Patrão, prenda seu gado (com Donga e João da Baiana)
Pé de mulata
Poema de raça (com Z. Reis e Benedito Lacerda)
Poética
Por vôce fiz o que pude (com Beltrão)
Pretensiosa
Promessa
Que perigo
Que querê (com Donga e João da Baiana)
Quem foi que disse
Raiado (com Gastão Viana)
Rancho abandonado (com Índio)
Recordando
Rosa (com Otávio de Sousa)
Rosa
Samba de fato (com Baiano)
Samba de nego
Samba do urubu
Samba fúnebre (com Vinícius de Moraes)
Samba na areia
Sapequinha
Saudade do cavaquinho (com Muraro)
Seresteiro
Sofres porque queres
Solidão
Sonho da Índia (com N. N. e Duque)
Stella (com de Castro e Sousa)
Teu aniversário
Teus ciúmes
Triangular
Tristezas não pagam dívidas
Um a zero (com Benedito Lacerda)
Um caso perdido
Uma festa de Nanã (com Gastão Viana) * Urubu
Vamos brincar
Variações sobre o urubu e o gavião
Vem cá! não vou!
Vi o pombo gemê (com Donga e João da Baiana)
Você é bamba (com Baiano)
Você não deve beber (com Manuel Ribeiro)
Vou pra casa
Xou Kuringa (com Donga e João da Baiana)
Yaô africano (com Gastão Viana)
Zé Barbino (com Jararaca)
Proezas de Solon
Vou Vivendo


16 de fevereiro

1959
Fidel Castro assume o governo de Cuba

Cuba tem o mesmo governante desde 1959: Fidel Castro. No dia 16 de fevereiro, ele se tornou primeiro-ministro de Cuba. Cubano arretado esse Fidel. Em 1953, ele liderou um ataque contra o exército de Batista, que era o governante anterior, foi preso e ficou exilado no México. Voltou a Cuba em 1956 e iniciou uma guerrilha que acabou virando uma revolução popular. Ele achava que tinha o dever de mudar a sociedade cubana, que passou a ser socialista.

sábado, fevereiro 18, 2012

quarta-feira, fevereiro 15, 2012



15 de fevereiro

1946
Apresentação do Eniac

Nossa! O Sugiro me falou que, no dia 15 de fevereiro de 1946, foi apresentado o primeiro computador do mundo. O nome dele era Eniac, que quer dizer Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer. Difícil, né? Quem construiu o Eniac foi o engenheiro elétrico John Presper Eckert Jr. e o físico John William Mauchly, da Universidade da Pensilvânia (que fica nos EUA), juntamente com o Laboratório de Pesquisas Balísticas do Exército americano. Ele era enorme, pesava 30 toneladas e tinha a altura de um prédio de dois andares. Nem se compara com o computador que você está usando agora. Esse aí dá para carregar sozinho de um lugar para o outro! O Brasil está bem atrás nessa história. O primeiro computador brasileiro foi construído na Universidade de São Paulo, em 1972, e era conhecido pelo apelido de "Patinho Feio".

14 de fevereiro

Valentine's Day

Hoje, em alguns países, se comemora o Dia de São Valentim, que é considerado o santo dos apaixonados, das pessoas que se gostam. Nos Estados Unidos, as pessoas costumam presentear não apenas os namorados, mas também os familiares e amigos queridos nessa data. A história de São Valentim é interessante. Ele era um padre que viveu perto de Roma muito tempo atrás, quando os cristãos não eram aceitos pelo imperador. Dizem que, mesmo preso, ele continuava a casar e batizar os cristãos, até ser decapitado, no dia 14 de fevereiro. A comemoração do Dia dos Namorados nesse dia seria uma homenagem ao santo protetor das paixões. Outros dizem que essa data foi escolhida porque, no Hemisfério Norte, que é a região onde ficam a Europa, a Ásia e a América do Norte, cai no início da primavera, época em que os pássaros e outros animais namoram.


13 de fevereiro

1922
Semana de Arte Moderna

Essa semana, que não durou bem uma semana, pois aconteceu de 13 a 17 de fevereiro, foi muito importante para a literatura e a arte. Ela marcou o início do Modernismo no Brasil. O Modernismo era um movimento que acreditava no progresso e nas possibilidades de transformação do mundo. Mário de Andrade, Manoel Bandeira e Oswald de Andrade organizaram essa semana em São Paulo para criticar os que queriam ficar presos no passado. Eles buscavam o novo, o moderno. Outras pessoas participaram da Semana de Arte Moderna. Quem sabe você já tenha ouvido falar de alguma delas: Anita Malfatti e Di Cavalcanti (pintores), Brecheret (escultor), A. Moya (arquiteto) e muitas outras. A arte também pode mudar o mundo. Você já pensou nisso?
12 de fevereiro

1809
Nascimento de Charles Darwin

O cientista Charles Darwin se dedicou tanto à ciência que suas descobertas sempre criaram polêmica e fizeram as pessoas refletirem sobre suas origens. Ele viajou pelo mundo todo (veio até para o Brasil) realizando pesquisas e estudos sobre as espécies de plantas e animais e escreveu vários livros que mudaram a história da humanidade. Minha professora contou que os livros mais famosos dele foram A Origem das Espécies e A Linhagem do Homem. Nesse último, Darwin fala da teoria de que o homem veio do mesmo grupo de animais que o chimpanzé, ou seja, que nós evoluímos do macaco! Deve ser por isso que eu gosto tanto de banana!
Charles Darwin
From Wikipedia, the free encyclopedia

Charles Darwin

Charles Darwin, aged 45 in 1854, by then working towards publication of On the Origin of Species
Born 12 February 1809
Mount House, Shrewsbury, Shropshire, England
Died 19 April 1882 (aged 73)
Down House, Downe, Kent, England
Residence England
Citizenship British
Nationality British
Fields Naturalist
Institutions Geological Society of London
Alma mater (tertiary education):
University of Edinburgh (medicine)
University of Cambridge (ordinary Bachelor of Arts)
Academic advisors John Stevens Henslow
Adam Sedgwick
Known for The Voyage of the Beagle
On the Origin of Species
evolution by
natural selection,
common descent
Influences Alexander von Humboldt
John Herschel
Charles Lyell
Influenced Joseph Dalton Hooker
Thomas Henry Huxley
George Romanes
Ernst Haeckel
Notable awards Royal Medal (1853)
Wollaston Medal (1859)
Copley Medal (1864)
Spouse Emma Darwin (1839-1896)
Signature

Charles Robert Darwin FRS (12 February 1809 – 19 April 1882) was an English naturalist.[I] He established that all species of life have descended over time from common ancestry, and proposed the scientific theory that this branching pattern of evolution resulted from a process that he called natural selection.
He published his theory with compelling evidence for evolution in his 1859 book On the Origin of Species, overcoming scientific rejection of earlier concepts of transmutation of species.[1][2] By the 1870s the scientific community and much of the general public accepted evolution as a fact. However, many favoured competing explanations and it was not until the emergence of the modern evolutionary synthesis from the 1930s to the 1950s that a broad consensus developed that natural selection was the basic mechanism of evolution.[3][4] In modified form, Darwin's scientific discovery is the unifying theory of the life sciences, explaining the diversity of life.[5][6]
Darwin's early interest in nature led him to neglect his medical education at the University of Edinburgh; instead, he helped to investigate marine invertebrates. Studies at the University of Cambridge encouraged his passion for natural science.[7] His five-year voyage on HMS Beagle established him as an eminent geologist whose observations and theories supported Charles Lyell's uniformitarian ideas, and publication of his journal of the voyage made him famous as a popular author.[8]
Puzzled by the geographical distribution of wildlife and fossils he collected on the voyage, Darwin began detailed investigations and in 1838 conceived his theory of natural selection.[9] Although he discussed his ideas with several naturalists, he needed time for extensive research and his geological work had priority.[10] He was writing up his theory in 1858 when Alfred Russel Wallace sent him an essay which described the same idea, prompting immediate joint publication of both of their theories.[11] Darwin's work established evolutionary descent with modification as the dominant scientific explanation of diversification in nature.[3] In 1871, he examined human evolution and sexual selection in The Descent of Man, and Selection in Relation to Sex, followed by The Expression of the Emotions in Man and Animals. His research on plants was published in a series of books, and in his final book, he examined earthworms and their effect on soil.[12]
In recognition of Darwin's pre-eminence as a scientist, he was honoured by a major ceremonial funeral in Westminster Abbey, where he was buried close to John Herschel and Isaac Newton.[13] Darwin has been described as one of the most influential figures in human history.[14][15]
Osvaldo Cruz
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Se procura outras acepções, veja Osvaldo Cruz (desambiguação).
Osvaldo Cruz

Nome completo Osvaldo Gonçalves Cruz
Nascimento 5 de agosto de 1872
São Luiz do Paraitinga
Morte 11 de fevereiro de 1917 (44 anos)
Petrópolis
Nacionalidade Brasileiro
Ocupação Cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista
Osvaldo Gonçalves Cruz[nb 1] (São Luiz do Paraitinga, 5 de agosto de 1872 — Petrópolis, 11 de fevereiro de 1917) foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro.
Foi o pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz, respeitado internacionalmente.
Índice [esconder]
1 Biografia
2 Homenagens
3 Academia Brasileira de Letras
4 Notas
5 Bibliografia
6 Ver também
7 Ligações externas
[editar]Biografia



Casa onde nasceu Osvaldo Cruz, em São Luís do Paraitinga, São Paulo.
Filho de cariocas, nasceu no interior de São Paulo. Aos cinco anos, acompanhou a família no retorno ao Rio de Janeiro. Ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1887, formando-se em 1892. Casou-se aos 20 anos, com jovem de família rica. Em 1896, estagiou durante três anos no Instituto Pasteur, em Paris, sendo discípulo de Émile Roux, seu diretor. Voltou ao Brasil em 1899 e organizou o combate ao surto de peste bubônica registrado em Santos (SP) e em outras cidades portuárias. Demonstrou que a epidemia era incontrolável sem o emprego do soro adequado. Como a importação era demorada, propôs ao governo a instalação de um instituto para fabricá-lo.


Capa da Revista da Semana (outubro de 1904) sobre a Revolta da Vacina.
Foi então criado o Instituto Soroterápico Federal (1900), cuja direção assumiu em 1902.
Diretor-geral da Saúde Pública (1903), nomeado por José Joaquim Seabra, Ministro da Justiça, e pelo Presidente Rodrigues Alves, coordenou as campanhas de erradicação da febre amarela e da varíola, no Rio de Janeiro. A nomeação foi uma surpresa geral. Organizou os batalhões de "mata-mosquitos", encarregados de eliminar os focos dos insetos transmissores. Convenceu Rodrigues Alves a decretar a vacinação obrigatória, o que provocou a rebelião de populares e da Escola Militar (1904) contra o que consideram uma invasão de suas casas e uma vacinação forçada, o que ficou conhecido como Revolta da Vacina. A cidade era uma das mais sujas do mundo, pois dos boletins sanitários da época se lê que a Saúde Pública em um mês vistoriou 14.772 prédios, extinguiu 2.328 focos de larvas, limpou 2.091 calhas e telhados, 17.744 ralos e 28.200 tinas. Lavou 11.550 caixas automáticas e registos, 3.370 caixas d´água, 173 sarjetas, retirando 6.559 baldes de lixo e dos quintais de casas e terrenos 36 carroças de lixo, gastando 1.901 litros de petróleo (são dados do livro indicado abaixo, de Sales Guerra). Houve um momento em que foi apontado como «inimigo do povo», nos jornais, nos discursos da Câmara e do Senado, nas caricaturas e nas modinhas de Carnaval. Houve uma revolta, tristemente célebre como a revolta do «quebra-lampeão», em que todos foram quebrados pela fúria popular, alimentada criminosamente durante meses pela demagogia de fanáticos e ignorantes.
Premiado no Congresso Internacional de Higiene e Demografia, em Berlim (1907), deixou a Saúde Pública (1909).
Dirigiu a campanha de erradicação da febre amarela em Belém do Pará e estudou as condições sanitárias do vale do rio Amazonas e da região onde seria construída a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Em 1916, ajudou a fundar a Academia Brasileira de Ciências e, no mesmo ano, assumiu a prefeitura de Petrópolis. Doente, faleceu um ano depois, não tendo completado o seu mandato. O mundo inteiro lamentou sua morte no dia, com mais de que um minuto de silêncio[carece de fontes].
Sua vida é retratada no romance Sonhos Tropicais de Moacyr Scliar.
[editar]Homenagens



Estátua de Osvaldo Cruz, Rio de Janeiro.


Sua face em uma moeda de 400 réis de 1936.
Na cidade do Rio de Janeiro, uma estação de trem, uma avenida, um bairro e diversas escolas têm o nome de Osvaldo Cruz, além do instituto soroterápico (atual Fundação), por ele fundado. Um município do estado de São Paulo também tem o seu nome.
Em 1909, quando Carlos Chagas descobriu o protozoário causador da tripanossomíase americana (popularmente conhecida como "doença de Chagas") batizou-o com o nome de "Trypanosoma cruzi", em homenagem a Osvaldo Cruz.
Homenageado na capital de São Paulo, com o logradouro Praça Oswaldo Cruz, no início da Avenida Paulista.
Em 1913 foi fundado o Centro Acadêmico Oswaldo Cruz, entidade representativa dos estudantes de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Em 1936 o sanitarista teve a sua efígie cunhada na moeda brasileira de 400 réis, e, em 1986, impressa nas notas de Cz$ 50,00 (cinqüenta cruzados).
Em 1983, a Marinha do Brasil homenageou-o com o NAsH Oswaldo Cruz (U-18), que opera nos rios da Amazônia a partir da cidade de Manaus.
Em 2003, Marcos Palmeira interpretou o sanitarista no curta metragem de Silvio Tendler Oswaldo Cruz – O Médico do Brasil.
[editar] Academia Brasileira de Letras

Osvaldo Cruz é o segundo ocupante da cadeira 5 na Academia Brasileira de Letras, eleito em 11 de maio de 1912, na sucessão de Raimundo Correia e recebido pelo acadêmico Afrânio Peixoto em 26 de junho de 1913.


11 de fevereiro

1917
Morte de Oswaldo Cruz

Talvez você não saiba bem quem foi Oswaldo Cruz, mas com certeza já ouviu falar de alguma fundação, instituto ou faculdade com esse nome. Pois é. Oswaldo Cruz nasceu em 1872 e foi muito importante para o nosso país, um grande médico que se preocupou com a saúde pública. No início do século XX, ele fez campanhas para combater a febre amarela, a varíola e a peste bubônica. Mas as pessoas foram obrigadas a tomar vacinas e não gostaram nada da história, ficaram revoltadas. Demorou algum tempo para que o povo entendesse que a vacina é importante para prevenir doenças. Imagine! Desde pequeno eu sei que as vacinas só nos ajudam!



1945
Encerramento da Conferência de Yalta

Essa conferência foi muito importante para o fim da Segunda Grande Guerra. Ela começou em 4 de fevereiro de 1945 e só terminou no dia 11. Os governantes dos Estados Unidos, da União Soviética e do Reino Unido fizeram um acordo e dividiram a Europa em duas. A parte oeste ficou conhecida como Europa Ocidental e a parte leste recebeu o nome de Europa Oriental. Mas tudo isso mudou, principalmente a partir de 1989, com a queda do Muro de Berlim. Então, você sabia que antigamente havia duas Europas?

terça-feira, fevereiro 14, 2012

Selena Gomez & The Scene
Selena Gomez anuncia separação após shows no Brasil
Fim do conjunto se deve a novo rumo na carreira de Selena: o cinema
13/02/12 às 19:12 | Redação Bem Paraná com R7


(foto: Divulgação)
Os shows de Selena Gomez no Brasil foram os últimos momentos da banda Selena Gomez & The Scene como um conjunto. Nesta segunda-feira, dia 13, a cantora anunciou que eles se separaram.

Em sua conta no Twitter a cantora postou uma foto de toda a banda e comentou que não conseguia explicar quão grata ela estava por tudo o que eles já tinham passado juntos:

“Eu não poderia ter feito nada disso sem vocês. Estou chorando muito agora. Vou sentir falta de vocês.”

A separação, no entanto, não foi por nenhuma briga. Em seu Facebook Selena explicou que vai se dedicar a sua carreira no cinema esse ano e, portanto, a música ficará em segundo plano.

“Minha banda e eu vamos nos separar por algum tempo. Esse ano vai ser sobre filmes e atuação e eu quero que a minha banda toque com quem for e onde for. Nós voltaremos, mas vai demorar um pouco. Eu os amo e amo vocês.”


Selena Gomez dispensa banda The Scene

A americana resolveu dar um tempo na carreira como cantora para investir na de atriz de cinema


Selena Gomez, fazia parte do elenco de "Os Feiticeiros de Waverly Place" da Disney (David Livingston/Getty Images)

Depois de encerrar sua turnê no Brasil, a cantora pop Selena Gomez resolveu dar um tempo no mundo da música e se separou da banda The Scene. Segundo o site americano E! Online, a separação foi amigável. A razão do rompimento é a vontade de Selena de investir no trabalho como atriz, que lhe introduziu na indústria de entretenimento aos sete anos. No entanto, sem mais séries para a Disney, a menina vai se voltar para o cinema.

Para este ano e o próximo, a americana já tem programado em sua agenda os longas Hotel Transylvania, animação em que dubla uma personagem ao lado de Adam Sandler, e Spring Breakers, com James Franco e Vanessa Hudgens. Em entrevista coletiva no Rio de Janeiro no início deste mês, ela disse que também participará do filme Thirtheen Reasons Why, em que será uma estudante que se suicida por ser vítima de bullying.

Em seu perfil no Facebook, ela disse que a separação da banda não tem tempo determinado. “Eu e minha banda seguiremos caminhos diferentes por um tempo. Este ano, quero me dedicar aos filmes e atuar e eu quero que minha banda toque música, não importe onde e com quem”, escreveu. Juntos, eles lançaram três álbuns e alguns hits como Who Says, Love You Like a Song e A Year without Rain.

sexta-feira, fevereiro 10, 2012


10 de fevereiro

1898
Nasce Bertolt Brecht

Neste dia, nasceu um famoso poeta, autor e diretor de teatro alemão, chamado Bertolt Brecht. Depois que ele terminou seus estudos de Medicina, Brecht trabalhou como enfermeiro durante a Primeira Guerra Mundial. As histórias escritas por ele até hoje são representadas em várias partes do mundo.


Bertolt Brecht (Augsburg, 10 de Fevereiro de 1898 — Berlim, 14 de Agosto de 1956) foi um influente dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX.
Nascido Eugen Berthold Friedrich Brecht na Baviera, Brecht estudou Medicina e trabalhou como enfermeiro num hospital em Munique durante a Primeira Guerra Mundial. Filho da burguesia, sofreu, como todos em seu país, a sensação de desolamento de encarar um país completamente destruído pela guerra.
Depois da guerra mudou-se para Berlim, onde o influente crítico, Herbert Ihering, chamou-lhe a atenção para a apetência do público pelo teatro moderno. Já em Munique, as suas primeiras peças (Baal (1918/1926) "Tambores na Noite" Trommeln in der Nacht(1918-1920) ) foram levadas ao palco e Brecht conheceu Erich Engel com quem veio a trabalhar até ao fim da sua vida. Em Berlim, a peça Im Dickicht der Städte, protagonizado por Fritz Kortner e dirigido por Engel, tornou-se no seu primeiro sucesso.
O totalitarismo afirmava-se como a força renovadora que não só iria reerguer o país, como se outorgava a missão de reviver o Sacro Império Romano-Germânico. Mas, ao mesmo tempo, chegavam à Alemanha influências da recém formada União Soviética, com sua bem-sucedida implantação de um regime socialista, o que significava esperança para um povo sofrido como o da Alemanha naquele período. É a este último grupo que Brecht vai se unir, na ânsia de debelar o seu desespero existencial. No entanto, depois de Hitler eleito em 1933 Brecht não estava totalmente seguro na Alemanha Nazista, exilando-se na Áustria, Suíça, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Inglaterra, Rússia e finalmente nos Estados Unidos. Recebeu o Prêmio Lênin da Paz em 1954.
As suas principais influências foram Constantin Stanislavski, Vsevolod Emilevitch Meyerhold e Erwin Piscator. Stanislavski é o primeiro revolucionário, e suas teorias servem de base para o trabalho de Meyerhold e seu "método biomecânico" cuja principal intenção é fazer com que o ator exprima as nuanças psicológicas de seu personagem através de uma "máscara pantomímica".
Ele já desenvolve a técnica de comentar o texto através do gesto, inspiração asiática evidente no teatro de Brecht. A contribuição de Piscator é a noção de um teatro propagandístico e educativo. É ele quem abre caminho para o verdadeiro teatro épico teorizado e executado por Brecht. Também foram influências significativas os seus estudos sobre Sociologia e o marxismo.

Podem ser identificadas duas motivações principais para o Teatro Épico de Brecht:
•a concepção marxista do Homem, um ser que deve ser entendido observando-se o conjunto de todas as relações sociais de que participa. Para Brecht, a forma épica é a única capaz de apresentar as determinantes sociais das relações inter-humanas.

•o seu intuito didático, a necessidade de um "palco científico" capaz de desmistificar as relações da sociedade, esclarecendo o público e suscitando a ação transformadora.

Algumas de suas principais obras são:

"Um Homem É um Homem", em que cresce a idéia do homem como um ser transformável,

"Mãe Coragem e Seus Filhos", sobre a Guerra dos Trinta Anos, escrita no exílio no começo da Segunda Guerra Mundial, e

"A Vida de Galileu", drama biográfico com o qual Brecht encontra definitivamente o caminho do teatro dialético. Afirma Bernard Dort a respeito deste último:

"... Galileu foi escrita, pelo menos originalmente, para servir de exemplo e de conselho aos sábios alemães tentados a abdicar seu saber nas mãos dos chefes nazistas. "

Além dessas, escreveu "Seu Puntila e seu Criado Matti", "A Irresistível Ascenção de Arturo Ui", "O Círculo de Giz Caucasiano" e "A Boa Alma de Setzuan".

Brecht deixou marcas em Berlim:

Um trajeto por Berlim resgata os passos do dramaturgo Bertolt Brecht pela metrópole da República de Weimar e capital da Alemanha Oriental.
Berlim é uma cidade por onde já passaram incontáveis artistas e intelectuais. Mas talvez nenhum outro escritor moderno tenha deixado pistas tão nítidas na cidade como o dramaturgo Bertolt Brecht, autor da Ópera dos Três Vinténs e mentor do chamado Teatro Épico.

Berlim foi a cidade em que o jovem autor nascido em Augsburg conseguiu chamar a atenção dos intelectuais e do público para sua obra. Em 1924, Brecht mudou de sua cidade bávara para Berlim, onde trabalhou com o escritor Carl Zuckmayer no Deutsches Theater.

A efervescência cultural da República de Weimar teve fim com a ascensão do nazismo. No início de 1933, uma apresentação da peça A Medida, de Brecht, foi interrompida por policiais. Um dia antes do atentado incendiário contra o Reichstag (Platz der Republik 1), em fevereiro do mesmo ano, Brecht partiu com seus filhos e sua terceira mulher, a atriz vienense Helene Weigel, para o exílio dinamarquês. No mesmo ano, as obras de Brecht foram lançadas ao fogo durante a queima de livros organizada pelos nazistas na Opernplatz, atual Bebelplatz.

Após os nazistas invadirem a Dinamarca, Brecht emigrou para os Estados Unidos, onde permaneceu até 1948. Após uma permanência na Suíça, o dramaturgo retornou à Alemanha Oriental em 1949, com passaporte tcheco, já que sua cidadania tinha sido cassada pelos nazistas em 1935.

Ao retornar a Berlim, Brecht residiu com Helene Weigel numa casa na Chausseestrasse 125, em Mitte. Desde 1989, este endereço abriga a Casa Brecht, onde se pode visitar a última residência do casal, o arquivo Berthold Brecht e o restaurante com receitas da austríaca Helene Weigel.

De volta à Alemanha, Brecht e Weigel criaram sua própria companhia, o Berliner Ensemble, que inicialmente funcionou no Deutsches Theater, instalando-se posteriormente no Theater am Schiffbauerdamm, onde a Ópera dos Três Vinténs havia estreado em 1928. Em 1954, esta se tornou a sede definitiva do Berliner Ensemble.

A Akademie der Künste (Academia das Artes) da Alemanha Oriental (Pariser Platz 4), da qual Brecht era membro, foi reinaugurada em maio de 2005, nas imediações do Portão de Brandemburgo. O edifício foi projetado por Behnisch & Partner com Werner Durth e funciona hoje como espaço de exposições.

Bertolt Brecht faleceu no hospital Charité (o único arranha-céu nas imediações do Berliner Ensemble), em agosto de 1956, em decorrência de um infarto. Ele está enterrado ao lado de Helene Weigel no Dorotheenstädtischer Friedhof ao lado da Casa Brecht.
09 de fevereiro

1900
A primeira Copa Davis

No dia 9 de fevereiro de 1900, aconteceu a primeira Copa Davis de Tênis, um torneio internacional que é muito importante para os tenistas.


opa Davis
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Partida entre David Ferrer (ESP) x Andy Roddick (USA), válido pela semi-final do grupo mundial de 2008.
A Copa Davis (português brasileiro) ou Taça Davis (português europeu) é um evento internacional de tênis masculino. A maior competição por equipes no esporte, a Copa Davis é dirigida pela Federação Internacional de Tênis - ITF e é jogada entre times de diversos países, no sistema de eliminação direta (ou mata-mata). Em 2005 134 nações equipes inscritas na competição. O equivalente da Copa Davis para as mulheres é a Fed Cup.
O recordista de participações em jogos da Copa Davis é o italiano Nicola Pietrangeli. Ele disputou 163 partidas (109 simples e 54 duplas), entre 1954 e 1972. Venceu 120 no total.
Índice [esconder]
1 História
2 O Brasil na Davis
3 Formato
3.1 Torneio
3.2 Estrutura atual (2010)
3.3 Partidas
4 Vencedores da Copa Davis
5 ITF Ranking
6 Ver também
7 Referências
8 Ligações externas
[editar]História

A Copa ou Taça Davis teve sua 1ª edição no ano de 1900 e surgiu a partir de um desafio de três alunos da Universidade de Harvard, que tiveram a idéia de desafiar os britânicos, que na época eram os campeões do mundo no tênis, para uma partida no Longwood Cricket de Boston. O jogo seria marcado para o ano seguinte. A equipe dos Estados Unidos era formada por Dwight Davis (que daria nome ao torneio), Malcolm Whitman e Holcombe Ward e a equipe britânica era formada por Herbert Barret, Ernest Black e Arthur Gore. No final, a equipe estadunidense acabou sendo campeã[1].
As primeiras edições foram disputadas apenas por estadunidenses e britânicos, até que em 1904, belgas e franceses entraram na disputa. A partir daí, o número de participantes passou a aumentar, até que em 1923, a organização teve que dividir as equipes em duas zonas: americana e europeia, apesar que nem sempre a área geográfica seria respeitada[2].
Como em outras competições, a Davis deixou de ser disputada durante a 1ª Guerra Mundial (1915-1918) e 2ª Guerra Mundial (1940-1945). Além desses anos, a Davis deixou de ser disputada apenas em outras duas ocasiões, em 1901 e 1910.
Com o número de participantes aumentando a cada ano, em 1960 a direção da Davis foi obrigada a criar uma terceira Zona, já que naquela época, 39 países disputavam a competição.
A década de 1970, com o surgimento do Gran Prix, fez com que a Davis tivesse um encurtamento nas datas, o que foi feito após um dos torneios ter 16 meses, invadindo a temporada seguinte. Após muitas críticas, a Davis passou por uma grande reformulação na década de 1980, sendo criado um grupo de elite, o chamado Grupo Mundial, onde as 16 melhores equipes disputariam o título, e as demais equipes teriam que disputar as zonas regionais para chegar neste grupo.
Até 1973, a Davis foi dominada por 4 equipes, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália (até 1913 Australásia) e França. Em 1974, África do Sul e Índia chegaram à final, mas por causa do regime do Apartheid, a delegação indiana desistiu da disputa, e a equipe sul-africana conquistou a Davis por WO[3].
Hoje, a Copa Davis obedece uma fórmula alcançada em 1989[4]. Para não prejudicar o calendário da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), a competição acontece em quatro semanas por ano, e em 2010 tinha mais de 130 equipes participantes[5].
Embora a maioria dos países vencedores sejam europeus, a maioria dos títulos foram conquistados por países não-europeus (Austrália e EUA).
[editar]O Brasil na Davis

Ver artigo principal: Brasil na Copa Davis
O Brasil não tem muita tradição na Davis. Fez sua estréia em 1935, com Ricardo Pernambuco, Ivo Simons, Nélson Cruz, Inácio Nogueira, Humberto Costa e Roberto Whately, desclassificados na primeira rodada pelos Estados Unidos. Até 1966, os brasileiros não conseguiram nenhuma vitória expressiva. A partir desse ano, o Brasil passa ser mais respeitado internacionalmente. Thomaz Koch e Edison Mandarino levam o Brasil às semifinais contra a Índia, mas foi derrotado em Calcutá. O mesmo acontece em 1971, quando o Brasil deixou de disputar a final contra os Estados Unidos ao perder para a Romênia. Individualmente Thomaz Koch é o brasileiro que mais se destacou, sendo o sétimo jogador em número de vitórias em toda a história da competição. O Brasil voltou às semifinais em 1992, liderado por Luiz Mattar e Jaime Oncins, após vencer sete confrontos seguidos, sua mais expressiva série de vitórias, incluindo a Alemanha de Boris Becker e a Itália - no Rio de Janeiro e em Maceió. Foi derrotado pela Suíça em Genebra.
Depois disso o Brasil não forma grandes equipes, só voltando ter bons resultados nos anos 90 com Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni como os principais jogadores, e volta a ter bons rendimentos, como a semifinal que perdeu para a Austrália em 2000. Nos últimos anos, tem disputado a repescagem para o retorno ao Grupo Mundial, sem, entretanto, lograr êxito.
[editar]Formato

[editar]Torneio
Em 2010, o título da Copa Davis é disputada por 16 países, que competem num grupo chamado Grupo Mundial. Os demais países disputam uma competição dentro de sua zona regional.
O Grupo Mundial é disputado por 16 equipes, e as partidas são definidas através do ranking da ITF. Na 1ª rodada as equipes que forem derrotadas vão disputar a respescagem para o Grupo Mundial contra as equipes vencedoras do Grupo I. As equipes vencedoras disputam o Grupo Mundial no ano seguinte, e as equipes que perderem disputam o Grupo I de sua respectiva zona.
Existem três zonas regionais, a das Américas, a da Europa/África e a da Ásia/Oceania. Cada zona é dividida em quatro grupos (ou divisões; o grupo II equivaleria a uma terceira divisão).
[editar]Estrutura atual (2010)
Estrutura da Copa/Taça Davis
Nível
Grupos
1
Grupo Mundial
16 equipes
2
Grupo I - Zona das Américas
5 equipes
Grupo I - Zona da Europa/África
11 equipes
Grupo I - Zona da Ásia/Oceania
9 equipes
3
Grupo II - Zona das Américas
8 equipes
Grupo II - Zona da Europa/África
16 equipes
Grupo II - Zona da Ásia/Oceania
8 equipes
4
Grupo III - Zona das Américas
7 equipes
Grupo III - Zona da Europa
11 equipes
Grupo III - Zona da África
14 equipes
Grupo III - Zona da Ásia/Oceania
9 equipes
5
Grupo IV - Zona das Américas
5 equipes
Grupo IV - Zona da Ásia/Oceania
10 equipes
[editar]Partidas
Nos Grupos Mundial, I e II, as partidas são em melhor de 5, sendo 4 jogos de simples e 1 em duplas. Nos Grupos III e IV, as partidas são em melhor de 3, sendo 2 jogos de simples e 1 em duplas.
[editar]Vencedores da Copa Davis

Ver artigo principal: Anexo:Lista de campeões da Copa Davis
País Torneios vencidos Vice campeonatos
Estados Unidos 1900, 1902, 1913, 1920, 1921, 1922, 1923, 1924, 1925, 1926, 1937, 1938, 1946, 1947, 1948, 1949, 1954, 1958, 1963, 1968, 1969, 1970, 1971, 1972, 1978, 1979, 1981, 1982, 1990, 1992, 1995, 2007 (32) 1903, 1905, 1906, 1908, 1909, 1911, 1914, 1927, 1928, 1929, 1930, 1932, 1934, 1935, 1939, 1950, 1951, 1952, 1953, 1955, 1956, 1957, 1959, 1964, 1973, 1984, 1991, 1997, 2004 (29)
Austrália
(inclui Australásia) 1907, 1908, 1909, 1911, 1914, 1919, 1939, 1950, 1951, 1952, 1953, 1955, 1956, 1957, 1959, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1966, 1967, 1973, 1977, 1983, 1986, 1999, 2003 (28) 1912, 1920, 1922, 1923, 1924, 1936, 1938, 1946, 1947, 1948, 1949, 1954, 1958, 1963, 1968, 1990, 1993, 2000, 2001 (19)
Reino Unido
1903, 1904, 1905, 1906, 1912, 1933, 1934, 1935, 1936 (9) 1900, 1902, 1907, 1913, 1919, 1931, 1937, 1978 (8)
França 1927, 1928, 1929, 1930, 1931, 1932, 1991, 1996, 2001 (9) 1925, 1926, 1933, 1982, 1999, 2002, 2010 (7)
Suécia 1975, 1984, 1985, 1987, 1994, 1997, 1998 (7) 1983, 1986, 1988, 1989, 1996 (5)
Espanha 2000, 2004, 2008, 2009, 2011 (5) 1965, 1967, 2003 (3)
Alemanha
(inclui Alemanha Ocidental) 1988, 1989, 1993 (3) 1970, 1985 (2)
Rússia 2002, 2006 (2) 1994, 1995, 2007 (3)
Itália 1976 (1) 1960, 1961, 1977, 1979, 1980, 1998 (6)
República Tcheca
(inclui Tchecoslováquia) 1980 (1) 1975, 2009 (2)
África do Sul 1974 (1) (0)
Croácia 2005 (1) (0)
Sérvia 2010 (1) (0)
Argentina (0) 1981, 2006, 2008, 2011 (4)
Índia (0) 1966, 1974, 1987 (3)
Romênia (0) 1969, 1971, 1972 (3)
Bélgica (0) 1904 (1)
Japão (0) 1921 (1)
México (0) 1962 (1)
Chile (0) 1976 (1)
Suíça (0) 1992 (1)
Eslováquia (0) 2005 (1)
[editar]ITF Ranking

ITF Ranking Top 20
Pos. País Pontos
1 Espanha 38.951,57
2 Sérvia 23.806,25
3 Argentina 23.368,75
4 França 17.948,75
5 República Tcheca 14.266,88
6 Estados Unidos 6.062,50
7 Croácia 5.695,00
8 Rússia 5.250,00
9 Alemanha 4.843,75
10 Cazaquistão 4.588,13
11 Israel 4.196,88
12 Suécia 3.950,00
13 Itália 3.217,50
14 Canadá 3.187,50
15 Suíça 3.040,63
16 Áustria 3.020,31
17 Japão 2.815,00
18 Chile 2.493,75
19 Índia 2.210,00
20 Austrália 2.050,00
23 Brasil 1.725,00
36 Portugal 833,75


08 de fevereiro

1968
Estreia o filme Planeta dos macacos

Alô, macacada!!
No dia 8 de fevereiro de 1968, estreou, em Los Angeles, a primeira versão do filme Planeta dos macacos.
Foi uma bagunça, porque tinha muita gente ansiosa para ver o filme dos macacos inteligentes que dominam a Terra.


1828
Nasceu Júlio Verne

Uma história que eu adoro é A volta ao mundo em 80 dias. Ela é cheia de aventura e surpresas. Quem escreveu esse livro foi Júlio Verne, que nasceu no dia 8 de fevereiro de 1828. Ele também é o autor de Vinte mil léguas submarinas, uma história de tirar o fôlego.



Júlio Verne foi um brilhante escritor francês, considerado o pai da Ficção Científica, juntamente com H. G. Wells.

Autor de extrema capacidade de previsão, muitas das suas obras chegaram a ser consideradas proféticas. Foi muito influenciado por outros escritores, principalmente os franceses Victor Hugo e Alexandre Dumas.

Era uma mente aberta a todas as ciências e às aventuras. Freqüentava as bibliotecas, onde estudou geologia, engenharia e astronomia, para logo em seguida publicar livros geniais, como "Cinco Semanas num Balão", "Viagem ao Centro da Terra", "Da Terra à Lua", "20.000 Léguas Submarinas" e muitos outros.

Jules Gabriel Verne (Júlio Verne) nasceu em Nantes, na França, em 8 de fevereiro de 1828. Seu pai era um advogado próspero, e induziu Júlio Verne a estudar Direito em Paris (em 1847). Quando ele soube que o filho não seguiria a carreira de advogado, pois manifestava uma grande paixão pelo teatro, cortou a sua mesada, forçando-o a viver por seus próprios meios - a literatura.

Em 1862 ele conheceu Jules Hetzel, um escritor infantil e editor, que começou a publicar as "Viagens Extraordinárias" de Júlio Verne. Em 1863 publicou com sucesso seu primeiro conto, "Cinco Semanas num Balão". A associação com Jules Hetzel perdurou por toda a sua carreira.

Verne rapidamente tornou-se muito popular no mundo inteiro, e conseguiu enriquecer com a literatura (o que não é um fato muito comum).

No início da sua carreira o autor expressava um grande otimismo com o progresso social, material e científico do mundo, e do papel preponderante da Europa Central. No entanto, mais para o fim da sua carreira, ele foi contaminado pelo clima de pessimismo reinante no apagar das luzes do século XIX.

Júlio Verne morreu na cidade de Amines, França, em 25 de março de 1905, vitimado por diabetes.

As suas obras mais populares são:

1863 - "Cinco Semanas num Balão"
1864 - "Viagem ao Centro da Terra"
1866 - "Da Terra à Lua"
1870 - "20.000 Léguas Submarinas"
1873 - "A Volta ao Mundo em 80 Dias"
1874 - "A Ilha Misteriosa"
1904 - "O Mestre do Mundo"

07 de fevereiro

1940
Estreia do desenho animado Pinóquio

Aposto que alguma vez na vida você já foi pego dizendo uma mentirinha e teve que escutar sua mãe dizendo que o seu nariz estava crescendo por causa disso... Acertei? Comigo isso também já aconteceu. Eu fiquei tão assustado que corri para ver no espelho se o meu nariz estava mesmo ficando maior. Depois de algum tempo, eu descobri que essa história toda foi tirada do desenho animado Pinóquio, de Walt Disney, sobre um boneco de madeira que se transforma num menino de verdade. Esse desenho estreou em 7 de fevereiro de 1940 em Nova Iorque, Estados Unidos, e foi a segunda grande obra desse desenhista depois de Branca de Neve e os Sete Anões.
04 de fevereiro

1932
Começa a terceira Olimpíada de Inverno

Hoje levei mais uma bronca da minha mãe! Só porque eu tentei cobrir o chão da sala com o gelo que estava no congelador... Puxa! Será que ela não sabe que hoje é uma data importante para os Jogos Olímpicos de Inverno? Os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno aconteceram na França, em 1924. E foi na cidade americana de Lake Placid, no dia 4 de fevereiro de 1932, que aconteceu a terceira edição da Olimpíada de Inverno, organizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).


05 de fevereiro

1842
Curitiba é elevada a categoria de cidade.

Não sei se vocês sabem, mas uma cidade que eu gosto muito de visitar é Curitiba, no estado do Paraná. A Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, como Curitiba era chamada, foi elevada à categoria de cidade em 5 de fevereiro de 1842 e, em 1854, passou a ser a capital do estado.

06 de fevereiro

1962
Morreu Candido Portinari.

No dia 6 de fevereiro de 1962, morreu o pintor brasileiro Candido Portinari. Além de ser um grande artista, ele devia ser um cara muito bacana. Quando era criança, gostava de algumas coisas que eu também gosto: ouvir histórias de lobisomem e almas do outro mundo, brincar na natureza e ouvir música.
http://fb.stardoll.com/facebook/feed/canvas_root/?type=suite&id=147699783&lang=br&gbf=0200099000991

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Resolva:
Dois pais e dois filhos foram pescar cada um pescou um .No total deu três como isso é possível?

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

01 de fevereiro

1974
Incêndio no Edifício Joelma

O dia primeiro de fevereiro de 1974 ficou marcado na história por um acontecimento muito triste. Um curto-circuito provocou um incêndio no Joelma, um prédio da cidade de São Paulo. O incêndio durou quase 10 horas e deixou 188 mortos e 345 feridos. Nessa tragédia, uma equipe de salvamento utilizou helicópteros pela primeira vez.



02 de fevereiro

1871
O Velho Chico

O Rio São Francisco, que tem o apelido de "Velho Chico", nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e deságua no Oceano Atlântico. Ele tem 3.160 km de extensão e passa por vários estados nordestinos.
Por causa desse tamanhão todo, esse rio é muito importante para o nosso país. No dia de 2 de fevereiro de 1871, foi inaugurada oficialmente a navegação no "Velho Chico".


03 de fevereiro

1945
Estreia do filme "Você já foi à Bahia?"

Você conhece o personagem de histórias em quadrinhos chamado Zé Carioca?
Pois é, ele é um personagem de Walt Disney, o mesmo criador do Pato Donald, do Mickey e de tantos outros personagens que conhecemos.
E sabe o que eu descobri? Foi no dia 3 de fevereiro de 1945 que estreou o filme "Você já foi à Bahia?", da Disney, em que Zé Carioca era um dos personagens principais.


A tia pergunta: -Joãozinho o que você quer fazer quando crescer e ficar grandão assim como eu?
-Eu quero fazer regime

Bily

Bily

Arquivo do blog

Seguidores