sexta-feira, fevereiro 10, 2012



08 de fevereiro

1968
Estreia o filme Planeta dos macacos

Alô, macacada!!
No dia 8 de fevereiro de 1968, estreou, em Los Angeles, a primeira versão do filme Planeta dos macacos.
Foi uma bagunça, porque tinha muita gente ansiosa para ver o filme dos macacos inteligentes que dominam a Terra.


1828
Nasceu Júlio Verne

Uma história que eu adoro é A volta ao mundo em 80 dias. Ela é cheia de aventura e surpresas. Quem escreveu esse livro foi Júlio Verne, que nasceu no dia 8 de fevereiro de 1828. Ele também é o autor de Vinte mil léguas submarinas, uma história de tirar o fôlego.



Júlio Verne foi um brilhante escritor francês, considerado o pai da Ficção Científica, juntamente com H. G. Wells.

Autor de extrema capacidade de previsão, muitas das suas obras chegaram a ser consideradas proféticas. Foi muito influenciado por outros escritores, principalmente os franceses Victor Hugo e Alexandre Dumas.

Era uma mente aberta a todas as ciências e às aventuras. Freqüentava as bibliotecas, onde estudou geologia, engenharia e astronomia, para logo em seguida publicar livros geniais, como "Cinco Semanas num Balão", "Viagem ao Centro da Terra", "Da Terra à Lua", "20.000 Léguas Submarinas" e muitos outros.

Jules Gabriel Verne (Júlio Verne) nasceu em Nantes, na França, em 8 de fevereiro de 1828. Seu pai era um advogado próspero, e induziu Júlio Verne a estudar Direito em Paris (em 1847). Quando ele soube que o filho não seguiria a carreira de advogado, pois manifestava uma grande paixão pelo teatro, cortou a sua mesada, forçando-o a viver por seus próprios meios - a literatura.

Em 1862 ele conheceu Jules Hetzel, um escritor infantil e editor, que começou a publicar as "Viagens Extraordinárias" de Júlio Verne. Em 1863 publicou com sucesso seu primeiro conto, "Cinco Semanas num Balão". A associação com Jules Hetzel perdurou por toda a sua carreira.

Verne rapidamente tornou-se muito popular no mundo inteiro, e conseguiu enriquecer com a literatura (o que não é um fato muito comum).

No início da sua carreira o autor expressava um grande otimismo com o progresso social, material e científico do mundo, e do papel preponderante da Europa Central. No entanto, mais para o fim da sua carreira, ele foi contaminado pelo clima de pessimismo reinante no apagar das luzes do século XIX.

Júlio Verne morreu na cidade de Amines, França, em 25 de março de 1905, vitimado por diabetes.

As suas obras mais populares são:

1863 - "Cinco Semanas num Balão"
1864 - "Viagem ao Centro da Terra"
1866 - "Da Terra à Lua"
1870 - "20.000 Léguas Submarinas"
1873 - "A Volta ao Mundo em 80 Dias"
1874 - "A Ilha Misteriosa"
1904 - "O Mestre do Mundo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bily

Bily

Arquivo do blog

Seguidores