quinta-feira, maio 10, 2012


05 de maio
1808
É criada a Escola Naval do Rio de Janeiro

O Lúcio anda com umas ideias de ser marinheiro. Acho que ele vai se interessar pelo assunto de hoje, que é a Escola Naval. A Escola Naval é a mais antiga instituição de ensino de nível superior do Brasil. Foi criada em 1782, em Lisboa, Portugal, com o nome de Academia Real de Guardas-Marinha. Com a vinda da Família Real para o Brasil, a Academia desembarcou no Rio de Janeiro em 1808 e foi instalada no Mosteiro de São Bento. Lá, ficou até 1832, e depois funcionou em vários lugares, até mesmo a bordo de navios. Só em 1938, a Escola Naval veio se instalar na Ilha de Villegagnon, onde está até hoje. Quem vai estudar na Escola Naval pode se tornar um oficial da Marinha e ser um membro dos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (CFN) e Intendentes da Marinha (CIM).

Dia Nacional das Comunicações
Todos estamos sempre nos comunicando. Eu, por exemplo, gosto muito de me comunicar a todo momento! Hoje, Dia Nacional das Comunicações, estive pensando em como a comunicação é importante para a humanidade e para os animais também, pois, se o filhote não emitisse algum sinal, como sua mamãe iria saber se ele está com fome, triste, perdido, etc.? Também é muito importante a gente lembrar que comunicar não é só falar. A comunicação pode ser feita pela escrita, sinais, gestos ou símbolos, desenhos, expressões, etc. Com tantas maneiras pra se comunicar, não há como ficar sem contar ou saber das novidades, ainda mais com essa variedade de equipamentos como rádio, telefone, televisão e internet. Pra todos esses serviços da comunicação darem certo, são necessários muitos profissionais, que estão cada dia mais especializados, como engenheiros, técnicos, pesquisadores, programadores e muitos outros.Depois de tudo isso, você percebeu que estamos nos comunicando?

Dia do Campo
Achei supimpa terem criado um dia para homenagear o campo, e não vá pensar que é o campo de futebol! Neste caso, a palavra campo significa local fora da cidade, da zona urbana, ou seja, a zona rural. Nesse lugar, que geralmente é calmo e bonito, é que são produzidos os produtos agrícolas que usamos na nossa alimentação, como arroz, feijão, carne e leite. São muitos os profissionais que trabalham para garantir esses produtos, mas nem sempre essas pessoas têm boas condições de vida. Quase tudo que é produzido é vendido para as grandes cidades. Mas, muitas vezes, por causa dos atravessadores, os preços pagos aos produtores são baixos, gerando pobreza. Isso gera ainda outras conseqüências, pois muitas famílias do campo acabam indo pra cidade em busca de melhores condições de vida, mas nem sempre conseguem e, então, vão morar em favelas, em condições ainda mais miseráveis. Dizem que todo brasileiro tem um pé no campo, isto é, há não muito tempo, nossos parentes viviam na zona rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bily

Bily

Arquivo do blog

Seguidores