segunda-feira, janeiro 09, 2012



09 de janeiro

1822
Dia do Fico

Antes eu achava que Dia do Fico era quando a gente ia numa festinha, conhecia uma menina e "ficava" com ela, dançando de mãos dadas. Quando eu disse isso na sala de aula, a professora quase teve um ataque. Ela achou que eu estava tirando sarro da cara dela, mas depois acabou percebendo que eu não fazia a mínima ideia do que era esse tal "Dia do Fico". Ela explicou que o dia 9 de janeiro de 1822 foi muito importante para a Independência do Brasil, pois foi nesse dia que D. Pedro I resolveu permanecer em nosso país. O pessoal lá de Portugal queria que ele voltasse a todo custo porque, assim, eles poderiam voltar a colonizar o Brasil. Sabendo disso, José Clemente Pereira, o presidente do Senado, entregou para D. Pedro I uma carta com milhares de assinaturas para que ele não partisse para Portugal. Foi quando D. Pedro I disse a célebre frase "Se é para o bem de todos e a felicidade geral da nação, diga ao povo que fico". E, por causa disso, o dia de hoje é conhecido como o Dia do Fico. Meses depois, em 7 de setembro, foi proclamada a Independência do Brasil. Tá bom professora, agora eu não confundo mais!


Dia do Fico

O Dia do Fico ocorreu em 9 de janeiro de 1822. Esta data ficou conhecida por este nome, pois D.Pedro I, então príncipe regente do Brasil, não acatou ordens das Cortes Portuguesas para que deixasse imediatamente o Brasil, retornando para Portugal.

As Cortes de Portugal estavam preocupadas com os movimentos que ocorriam no Brasil em direção à emancipação política. Viam no retorno de D.Pedro uma maneira de recolonizar o Brasil, enfraquecendo as idéias de independência.

Os liberais do Partido Brasileiro recolheram cerca de 8 mil assinaturas, exigindo a permanência de D.Pedro no Brasil. Diante deste contexto, D. Pedro declarou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico". Então esta data (9 de janeiro de 1822) passou a ser conhecida como o Dia do Fico.

Este fato histórico foi importante, pois fortaleceu a posição brasileira de buscar a independência, distanciando cada vez mais da influência portuguesa.

Piada:
casamento.
Um amigo pergunta para o outro:
-Qual a semelhança entre a Avenida Paulista e o casamento?
-Não tenho ideia!
-Ambos começam no Paraíso e terminaram na Consolação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bily

Bily

Arquivo do blog

Seguidores