quarta-feira, janeiro 25, 2012

23 de janeiro

1979
Em Brasília, circula pela primeira vez um ônibus movido a álcool anidro e óleo de mamona

Vovô gosta de carros antigos e vive pesquisando a respeito. Ele me disse que, no início do século XX, havia somente algumas centenas de carros no mundo e que um homem chamado Henry Ford inventou a linha de montagem para produzir carros em série. Assim, eles se tornaram acessíveis a muita gente. Nessa tal linha de montagem, cada operário faz uma coisa, aperta um parafuso, solda uma peça. Esse modo de trabalhar foi usado por outras indústrias e até hoje muitas fábricas funcionam assim. Mas isso é outra história. Na década de 70, aconteceram algumas crises no mundo, e o petróleo, principal combustível dos automóveis, ficou caro demais. O jeito era encontrar outro combustível. Aí surgiram os carros movidos a eletricidade, a energia solar, a álcool, etc. Em 23 de janeiro de 1979, circulou em Brasília o primeiro ônibus movido a álcool anidro e óleo de mamona. O automóvel é uma invenção que a cada dia se moderniza mais. Já existem modelos que evitam colisões e procuram, através de um computador de bordo, o melhor caminho para o motorista. Eu acho que poderiam inventar um carro que virasse barco e avião, que subisse montanhas e entrasse em vulcões para ir ao centro da Terra e... ops! Acho que já estou viajando.

24 de janeiro

2000
O brasileiro Rivaldo recebe o título de melhor jogador do mundo numa eleição da Fifa

E aí vem o futebol de novo. Também, eu moro no Brasil e tenho o futebol nas veias. Você sabia que o Rivaldo, jogador tímido fora do campo e um pouco desengonçado dentro dele, foi escolhido como melhor jogador do mundo por 140 técnicos num concurso coordenado pela Fifa? Hoje, ele faz parte de um pequeno grupo de jogadores, em que há mais dois brasileiros: Ronaldinho e Romário, sem contar o grande Pelé, que jogava numa época em que não havia esse tipo de eleição.


25 de janeiro

1915
Uma ligação de Alexander Graham Bell, em Nova York, para Tomas Watson, em São Francisco, inaugura o serviço telefônico transcontinental

Andando pelas ruas, vê-se muita gente com o celular grudado na orelha e também telefones públicos em cada esquina. Quem começou essa história foi o norte-americano Alexander Graham Bell, o inventor do telefone. Você sabia que o nosso imperador Dom Pedro II deu uma forcinha a Graham Bell? Ele estava numa exposição na Filadélfia, mas seu fabuloso invento não estava despertando muito interesse. Então, Dom Pedro II ficou curioso para saber o que aquele aparelho fazia. Graham Bell não perdeu a oportunidade e recitou no telefone um trecho de Hamlet, que é uma peça escrita por Shakespeare. "Grande Deus", exclamou o imperador, "Isto fala". A partir daquele instante, o invento de Graham Bell virou a principal atração da exposição. No dia 25 de janeiro de 1915, foi inaugurada a primeira linha transcontinental norte-americana. Convidado para a inauguração, Graham Bell conseguiu que, na outra extremidade da linha, ficasse seu assistente, Watson. Quando morreu, em 2 de agosto de 1922, todos os telefones dos Estados Unidos, em sinal de luto nacional, foram silenciados por um minuto, numa última homenagem ao homem que havia dado ao mundo um dos seus mais eficientes meios de comunicação.



1554
É fundada a cidade de São Paulo

São Paulo é uma das maiores cidades do mundo. Mas, como quase todas as cidades, ela nasceu de uma pequena vila. Aí vai um pouco da história de São Paulo. No início do ano de 1554, o padre José de Anchieta deixou a cidade de São Vicente rumo a Piratininga, por um caminho que os índios tupiniquins ensinaram aos portugueses. Chegando à região dos índios guaianás, ele fundou a aldeia de Nossa Senhora dos Pinheiros da Conceição, onde hoje fica o bairro de Pinheiros. No dia 25 de janeiro de 1554, foi celebrada uma missa ao lado de uma cabana de pau a pique onde os jesuítas fundaram um colégio para catequizar os índios. Essa data foi, então, escolhida como a data de fundação de São Paulo. Como nesse dia a Igreja Católica comemora o dia de São Paulo, o colégio e o povoamento receberam esse nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bily

Bily

Arquivo do blog

Seguidores