14 de setembro
Dia do Frevo
Olha só o que eu descobri: o nome frevo tem sua origem na palavra ferver e, vendo um dançarino de frevo, a gente entende o porquê: as pessoas realmente "fervem" no ritmo da música. As danças e as músicas do frevo surgiram nas ruas da cidade do Recife, em Pernambuco, e se tornaram populares em todo o Brasil. Hoje em dia, muitas pessoas viajam para o Recife na época do carnaval só para ver o legítimo frevo ser dançado. Eu acho que dançar frevo deve ser algo bem complicado, veja só o nome de alguns dos passos dessa dança: dobradiça, tesoura, locomotiva, parafuso, saci-pererê, pernada e caindo-nas-molas!
15 de setembro
1928
Alexander Fleming descobre a penicilina
Minha professora de Ciências trouxe pra aula um livro sobre a história dos remédios. Eu achei interessante, resolvi ler um pouquinho e encontrei um remédio chamado penicilina. A maneira como esse remédio surgiu é muito curiosa. A professora me explicou que um bacteriologista (cientista que estuda as bactérias) chamado Alexander Fleming estava pesquisando uma cura para doenças causadas por bactérias, mas suas experiências foram acidentalmente contaminadas por um fungo chamadoPenicillium notatum. Em vez de jogar fora a experiência fracassada, Fleming resolveu observar o que ia acontecer e, para sua surpresa, notou que o fungo começou a produzir substâncias que matavam as bactérias que estavam à sua volta. Foi assim que ele descobriu a penicilina e a cura para diversas doenças infecciosas. Essa descoberta foi uma revolução para a medicina e já salvou a vida de milhares de pessoas!
16 de setembro Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio Você sabe o que é a camada de ozônio? Ela é uma das camadas de ar que envolvem o nosso planeta e nos protege dos efeitos prejudiciais dos raios solares. E você sabe o que CFC significa? Essa é a sigla usada para identificar um gás chamado clorofluorcarbono, que destrói a camada de ozônio e deixa o nosso planeta vulnerável às radiações do Sol. O CFC era usado nas geladeiras, em aerossóis como os desodorantes e em aparelhos de ar-condicionado. Mas, em 16 de setembro de 1987, 46 países assinaram um documento chamado Protocolo de Montreal em que se comprometiam a parar de fabricar CFC. Para comemorar o dia da assinatura do documento, a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou a data como o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. Mas isso ainda não foi suficiente, pois muitas empresas ainda continuam a fabricar o CFC. O dia de hoje nos faz lembrar a importância de proteger e respeitar nosso planeta, pois dele depende nossa vida! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário