05 de novembro 1982 É inaugurada Itaipu Tem gente que tem mania de grandeza. Acha que as coisas que faz são sempre as maiores do mundo. O Brasil também já teve mania de grandeza. Já tinha o maior rio do mundo, a maior floresta do mundo, o maior estádio de futebol do mundo e o maior roedor do mundo (a capivara, pô!). Mas, neste dia, botou em funcionamento a maior usina hidrelétrica do mundo. Sabe o que é isso? É uma fábrica de energia elétrica. Ela segura a água de um rio com uma barragem ou represa. Essa água represada contém uma enorme energia para sair dali. Mas a usina controla a quantidade de água que sai por passagens chamadas comportas. Quando a água sai, ela é forçada a passar por uma máquina e faz uma turbina girar. É o giro da turbina que produz energia elétrica. Essa usina, batizada de Itaipu, é tão grande que o Brasil teve que construí-la em parceria com o Paraguai. O detalhe triste é que, quando a represa de Itaipu foi fechada, desapareceram as Sete Quedas, um conjunto de cascatas que era o mais bonito do mundo. É sério! Onde antes havia cachoeiras, hoje é tudo um grande lago.
Dia Nacional da Cultura Hoje é o dia de todos os profissionais que trabalham com atividades culturais: artistas plásticos, escritores, atores, músicos, cineastas, poetas, bailarinos, contadores de história, repentistas, desenhistas de histórias em quadrinhos... São tantos! O dia 5 de novembro foi escolhido para comemorar o Dia da Cultura porque esta é a data de nascimento de Rui Barbosa, a Águia de Haia. Ele não era pássaro, não. Era gente mesmo e muito inteligente. Foi advogado e político, estudioso das leis e das línguas. O negócio da águia eu explico outro dia.
Dia do Cinema Brasileiro E, por falar em cultura, hoje também é o dia da sétima arte brasileira, o cinema. Na minha opinião, essa foi uma das maiores e mais maravilhosas invenções da humanidade. O cinema transporta a gente para um mundo diferente do nosso e faz as pessoas partilharem as histórias, as alegrias e as tristezas de personagens magníficos. O cinema brasileiro já passou por muitas dificuldades e, durante algum tempo, praticamente deixou de existir por causa de leis que dificultavam a produção dos filmes. Sorte nossa que essa fase negra está acabando e o cinema brasileiro está cada dia mais forte e criativo. Eu espero que nossos governantes continuem estimulando e apoiando o cinema, a arte e a cultura em nosso país!
Nenhum comentário:
Postar um comentário