quinta-feira, outubro 25, 2012


Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, e tem uma órbita invulgarmente excêntrica (apenas Plutão tem uma excentricidade maior). É o planeta que orbita com maior velocidade (o ano mercuriano tem apenas 88 dias) e é o segundo mais quente (logo a seguir a Vénus). Pela sua proximidade à Terra, que permite a sua observação a olho nu, é um dos 6 planetas conhecidos da antiguidade. De facto, apesar de não emitir luz própria visível, reflecte a luz do Sol e é um dos objectos mais brilhantes do céu. No entanto, é um planeta difícil de observar. Visto da Terra, nunca se afasta muito do Sol e está a maior parte do tempo ofuscado por este. Sem telescópio, só o conseguimos ver durante o pôr ou o nascer do Sol. Por exemplo, quando Mercúrio se encontra perto da sua maior elongação de oeste, pode ser visto pouco antes do nascer do Sol como uma estrela da manhã que o precede. Além disso, o facto de Mercúrio ter uma órbita mais próxima do Sol do que a da Terra permite-nos observar um fenómeno astronómico interessante, chamado Trânsito Solar, quando Mercúrio visto da Terra passa à frente do Sol.
A superfície de Mercúrio.
A superfície de Mercúrio faz lembrar a Lua.
Quando em 1973-1975, a nave espacial Mariner 10 fez 3 voos próximos a Mercúrio, as fotografias que tirou mostraram-nos um planeta estéril, sem atmosfera, com um grande número de crateras causadas pelo impacto de meteoritos dos tempos turbulentos dos primeiros 700 milhões de anos do sistema solar. As semelhanças com a Lua foram logo evidentes, e tal como nesta, não foram observadas evidências da existência de placas tectónicas. Alternadas com zonas de muitas crateras, as imagens mostram ainda zonas lisas, aparentemente o resultado de correntes de lava solidificada provenientes de grandes erupções vulcânicas dos primeiros tempos de vida do planeta. Tal como a Terra, Mercúrio tem também um núcleo de ferro, sendo inclusive o planeta mais rico em ferro do sistema solar; os magnetómetros da Mariner 10 mostraram que, também como a TerraMercúrio possui um campo magnético, o que é uma indicação da presença de metais líquidos no seu interior.
Admite-se que Mercúrio possa ter nos pólos gelo proveniente de cometas, no interior de crateras que não vêm a luz solar. Esta possibilidade é sugerida pela alta reflectividade às ondas rádio medida nos pólos a partir de radiotelescópios na Terra. É que apesar de Mercúrio ser um planeta muito quente, o seu eixo de rotação tem uma inclinação de apenas 0.5º em relação ao plano da sua órbita, não tendo por esta razão estações do ano, ficando os seus pólos permanentemente sujeitos a uma fraca incidência de luz solar.



25 de outubro
1636
Maurício de Nassau começa a viagem ao Brasil

Os holandeses não descobriram a América nem o caminho para as Índias, mas queriam ganhar dinheiro também, como os ingleses, espanhóis e portugueses. Então, criaram um sistema muito organizado de chegar na terra dos outros, tomar conta e produzir riquezas. Era a Companhia das Índias Ocidentais. Nesse dia, o conde holandês Maurício de Nassau partiu rumo ao Brasil para administrar o norte do nosso país, que, nessa época, estava sob domínio holandês.


Dia da Saúde Dentária
E aí, está escovando bem os dentes? Eu tento, mas não sei o que acontece com minha mãe, talvez a sua não seja assim, mas a minha sempre me pergunta se escovei bem os dentes e, quando eu respondo que sim, ela me olha com uma cara de desconfiada dizendo que eu fui rápido demais! Aí ela me faz voltar pro banheiro, passar fio dental, escovar novamente os dentes, e fica olhando se eu passo a escova lá no fundão! Depois disso, me faz bochechar, durante 1 minuto, um enxaguante bucal que, segundo ela, deixa a boca cheirosa e protege os dentes das cáries. Eu reclamo, reclamo, mas no fundo eu gosto e acabo fazendo tudo direitinho, pois prefiro ficar uma hora escovando os dentes que meia hora na cadeira de um dentista!
Aniversário do Ziraldo! E o meu também!

Eu comemoro o dia de hoje tanto quanto o meu próprio aniversário! Em 24 de outubro de 1932, o Ziraldo nasceu e, para a nossa turma, hoje é um dia de festa, pois todos nós fomos criados por ele com muito carinho. Para comemorar essa data em grande estilo leia o EXTRA especial sobre o aniversário do Ziraldo, lá você poderá saber muitas coisas sobre o nosso querido criador.
24 de outubro
Dia das Nações Unidas
Você pode não acreditar, mas, um dia, vendo que o mundo já tinha passado por duas guerras devastadoras, as autoridades dos países envolvidos decidiram fundar uma instituição que trabalhasse para que nunca mais houvesse uma guerra. Assim, foi criada, em 24 de outubro de 1945, a Organização das Nações Unidas, a ONU. De lá para cá, a maioria dos países do mundo foi se juntando à ONU e assinando o compromisso de nunca provocar uma guerra. Infelizmente, apesar de ter trabalhado muito para defender os inocentes, resolver os problemas de fronteiras e desenvolver os países pobres, a ONU ficou longe de impedir as guerras, que continuaram acontecendo. Será que um mundo sem guerras, com os países resolvendo todos os problemas na base da conversa, é impossível?
23 de outubro
1906
Santos Dumont voa em aparelho mais pesado do que o ar

Muitos cientistas, engenheiros e aventureiros estavam tentando construir uma máquina que pudesse sair voando sozinha, levando um passageiro. Dois deles eram os irmãos Wright, americanos, que juraram ter conseguido. Mas quem realmente foi o primeiro a provar, na frente de todo mundo, que essa máquina era possível foi o nosso brazuca Santos Dumont. No campo de Bagatelle, em Paris, Santos Dumont realizou o primeiro voo mecânico do mundo. No famoso avião 14-Bis, a façanha ficou famosa em todo o mundo.


Dia da Aviação Brasileira e da FAB (Força Aérea Brasileira)
E por falar em avião, hoje também é dia de homenagear a FAB (Força Aérea Brasileira) e a aviação brasileira. Eu adoro viajar de avião, ver o mundo pequenininho e ficar por cima das nuvens. Ainda bem que a aviação comercial brasileira está evoluindo e se popularizando. Hoje em dia, viajar de avião é mais barato e mais seguro, e as empresas investem em tecnologia para que as pessoas viajem mais tranquilas. Já a FAB faz parte das Forças Armadas Brasileiras e está subordinada ao Comando da Aeronáutica e ao Ministério da Defesa. A FAB é responsável pela defesa do espaço aéreo brasileiro e também pelo maravilhoso espetáculo da esquadrilha da fumaça. Eu a-d-o-r-o assistir às apresentações dessa turma de pilotos maluquinhos, que espalham fumaça pelo ar fazendo manobras inacreditáveis! Eles e suas máquinas voadoras são demais!

22 de outubro
1807
Acordo secreto com Londres prevê mudança da Corte portuguesa
 para o Brasil

Neste dia, foi tomada uma decisão que mudou a história do Brasil. Um acordo assinado em Londres entre o príncipe D. João, rei de Portugal, e o rei Jorge III, da Inglaterra, estabeleceu que a sede da monarquia portuguesa deveria passar para o Brasil e que as tropas britânicas ocupariam a Ilha da Madeira. Os portugueses estavam fugindo do exército francês, liderado pelo famoso Napoleão Bonaparte, e foram apoiados pelos ingleses.

21 de outubro
1967
Americanos protestam contra a guerra do Vietnã

Você acha certo ter guerra? Não? Então você seria um entre os mil pacifistas que saíram às ruas de Washington em protesto contra a guerra do Vietnã. Eles foram contidos por soldados do Exército e policiais. O escritor Norman Mailer e mais 152 manifestantes foram presos. Na Europa e no Japão, também ocorreram manifestações desse tipo.










sábado, outubro 20, 2012

20 de outubro
1951
Aberta a primeira Bienal de São Paulo

Quem gosta de artes plásticas não perde uma Bienal de São Paulo. E tem que agradecer ao empresário Francisco Matarazzo Sobrinho, presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo, que criou, no museu, a primeira grande exposição de arte moderna de São Paulo. Com 1.800 obras de 21 países, a bienal tornou-se um dos mais importantes eventos do Brasil nas décadas seguintes.
19 de outubro
1901
Santos Dumont contorna a Torre Eiffel

Sabe o que é um dirigível? É um balão de gás em formato de charuto, com um motorzinho e uma hélice para impulsioná-lo. Quem sabia tudo sobre dirigíveis era nosso maior inventor, Alberto Santos Dumont. Nesse dia, pilotando seu dirigível n.º 6, ele contornou a Torre Eiffel e ganhou, em Paris, a competição Prix Deutsch. O voo durou 29min30 e o piloto foi consagrado pela multidão.
18 de outubro
1931
Morre Thomas Edison

Neste dia, o mundo ficou menos criativo: morreu o inventor da lâmpada incandescente. Thomas Edison, com 84 anos, possuía mais de 1.093 patentes de inventos e é considerado um dos precursores da tecnologia do século XX. Ele definiu o gênio como "1% de inspiração e 99% de transpiração". E era isso mesmo que ele fazia, pois trabalhava dias seguidos sem parar, com apenas curtos intervalos para um breve sono. Além de seus próprios inventos, Thomas Edison também aperfeiçoou invenções de outras pessoas, como o telefone, a máquina de escrever, a cinematografia, o gerador elétrico e os trens movidos a eletricidade.
17 de outubro
Dia Nacional da Vacinação
Você já tomou todas as suas vacinas? Eu já, e confesso que muitas vezes quis fugir, pois tenho um pouco de medo de injeções. Quando era só para tomar as gotinhas eu gostava, mas encarar aquelas agulhas era mais difícil! É claro que, mesmo com medo, eu nunca perdi a coragem, pois eu sabia que as vacinas eram importantes para eu não ficar doente. Minha mãe me explicou tudo direitinho. Todas as crianças têm o direito de receber gratuitamente as vacinas, que vão prevenir doenças perigosas que possam afetar seu desenvolvimento físico e mental. Criança saudável e esperta toma as vacinas para continuar assim para o resto da vida!



16 de outubro
1978
Igreja elege papa polonês

Você sabe que os italianos são muito católicos, né? E que a Igreja Católica tem sede em Roma? Pois imagine o impacto que foi quando, pela primeira vez em 456 anos, a Igreja Católica elegeu um papa que não era italiano. Foi o cardeal polonês Karol Wojtyla, de 58 anos, que escolheu o nome de João Paulo II. Pra não ser italiano, só podia ser polonês. Afinal, a Polônia é o país com maior porcentagem de católicos na população.

Dia da Ciência e Tecnologia
Hoje também é Dia da Ciência e Tecnologia. Eu ouço muito falar por aí que os cientistas estão passando dos limites, que não podem fazer isso ou aquilo. Mas ninguém pode achar ruim o aprendizado, a descoberta e a invenção. Se não fosse a ciência e o desenvolvimento da tecnologia, a gente nem estaria aqui se comunicando pela Internet, não é mesmo?

Dia Mundial da Alimentação
Eu não podia deixar de falar do Dia Mundial da Alimentação, que também é comemorado hoje. Todos os anos, esse dia faz a gente pensar nos problemas ligados à alimentação: a falta ou o desperdício de alimentos, o uso de ciência e tecnologia na produção agrícola ou assuntos éticos, políticos e sociais que envolvem essa questão. Em 2002, o tema da Dia Mundial da Alimentação foi a água, pois sem ela ninguém vive. Você sabia que nós podemos ficar 30 dias sem comer alimentos sólidos, mas não podemos ficar três dias sem tomar água? Pois é isso mesmo, a água é o alimento mais importante para o ser humano, e devemos preservar nossas reservas para salvar nossa própria existência.
15 de outubro
1975
João do Pulo bate recorde

Um dos maiores heróis do esporte brasileiro foi o João do Pulo. João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo, bateu, neste dia, o recorde mundial de salto triplo no Campeonato Pan-Americano, no México, com a marca de 17,89 metros. E o que é mais impressionante: o recorde continuou nas mãos dele por anos a fio.

1864
A princesa Isabel se casa com o conde d'Eu

Hoje vou brincar de coluna social. A herdeira do trono brasileiro, princesa Isabel, se casou neste dia com o também príncipe, Gastão de Orleans, conde d'Eu, da França. No contrato de casamento, ficou estabelecido que o casal deveria viver no Brasil e só poderia viajar para o exterior com a permissão do rei. Pois é... Ser princesa tem vantagens e desvantagens



13 de outubro
Dia da Vida
Parece tão fácil falar sobre esse dia... A vida é aquela força que existe em nós e que nos faz movimentar os braços, sorrir, chorar, amar as pessoas, apreciar um pôr do sol, respirar, cantar, pular, que faz nosso cabelo crescer e nosso coração bater. Não é isso? Acho que é! Mas, apesar desse grande milagre que a vida é, ela não tem sido muito valorizada. Hoje em dia, as pessoas matam muitas árvores, muitos animais, muitas pessoas... Não pensam que cada ser vivo é uma vida única, diferente de todas as outras que existem no mundo! Por isso que eu disse que parece fácil falar disso, mas, na verdade, não é tão fácil assim, pois mesmo que a gente saiba que a vida é um bem muito precioso, não podemos deixar de perceber que esse bem não está sendo preservado. Por isso, acho que, neste dia, devemos pensar e discutir sobre essas questões e tentar mudar alguma coisa para que a vida seja mais respeitada, valorizada e preservada.




14 de outubro
1964
Luther King Jr. recebe o Nobel da Paz

O pastor e líder do movimento negro americano Martin Luther King recebeu, neste dia, o Prêmio Nobel da Paz por defender os direitos civis nos Estados Unidos. Esse prêmio é dado para as pessoas que se destacaram agindo em prol dos direitos humanos em qualquer parte do mundo.


Dia da Pecuária
O Lúcio, que é o crânio da minha turma, um dia me disse que a pecuária é uma das atividades mais antigas do mundo. De fato, é uma profissão pré-histórica, pois os homens já andavam por aí criando rebanhos de cabras e bois antes mesmo de começar a civilização. A agricultura só veio depois, quando a humanidade deixou de zanzar por aí (ou de ser nômade, conforme disse o Lúcio) e se assentou numa região. Falando assim, parece que é muito fácil e que a pecuária é uma coisa primitiva, mas não é verdade. Hoje em dia, os pecuaristas não deixam o gado pastando à toa em qualquer lugar e se reproduzindo à vontade. Eles plantam o melhor pasto, para o gado engordar bastante, e só deixam as vaquinhas terem bezerros filhos dos bois mais possantes e saudáveis. E para tirar o leite? Pensa que é só sentar num banquinho e apertar as tetas da vaquinha em cima de um balde? Hoje em dia, a ordenha é feita por máquinas. Só uma coisa não mudou muito na pecuária: ela ainda é uma atividade para quem dispõe de grandes fazendas. Algumas fazendas do Brasil são maiores do que uma cidade. Nosso país é um dos maiores produtores de carne e leite do mundo. Também, com um território grande desses...


12 de outubro
1931
É inaugurada a estátua do Cristo Redentor

Meu monumento preferido é a estátua do Cristo Redentor, que é o maior símbolo da cidade do Rio de Janeiro. Projetada por Heitor da Silva Costa, ela levou cinco anos para ficar pronta. No dia da inauguração, toda a cidade parou para assistir às luzes serem acesas diretamente de Roma por Guglielmo Marconi, o inventor do rádio.


1808
É criado o Banco do Brasil

Quando o rei de Portugal veio morar no Brasil, tomou uma porção de providências. Uma delas foi criar o Banco do Brasil. É, esse mesmo que tem agência na sua cidade. Só que, naquele tempo, não tinha caderneta de poupança nem caixa eletrônico. O banco servia para fabricar o dinheiro do país e, além de receber depósitos e fazer empréstimos, podia vender produtos como pau-brasil e diamantes.

1708
Começa a guerra dos Emboabas

Onde tem ouro, tem ganância. E onde tem ganância, acaba tendo briga. Nos tempos em que o Brasil ainda pertencia a Portugal, descobriram ouro em Minas Gerais. Para lá foi gente de tudo que é canto do país e também um monte de portugueses apelidados de emboabas. O líder deles era o português Manuel Nunes Viana. Dizem que ele contrabandeava ouro. Quando Borba Gato, o superintendente de uma das minas de ouro, decidiu expulsar o Manuel, começou o conflito. A Guerra dos Emboabas durou dois anos e foi marcada por muitas mortes.

Dia da Criança
Já pensou se ser criança fosse uma profissão? Eu acho que eu tenho a maior vocação pra ser criança. O problema é que eu não posso responder isso quando me perguntam "O que é que você vai ser quando crescer, amorzinho?". Não tem lógica, ser criança quando eu crescer... Mas, pensando bem, se ser criança fosse uma profissão, a gente teria que brincar com horário marcado, de 9 às 6. Seria chato. Bom é brincar só quando dá vontade. Se fosse uma profissão, a gente teria de obedecer à mamãe, que seria nossa chefe. E não teria conversa nem manha, como tem hoje. O bom é que a gente ganharia salário. Eu ia querer receber o meu em sorvetes. E você? E para comemorar esse dia, de forma bem divertida, não deixe de visitar o EXTRA especial do Dia das Crianças. Você vai se amarrar nas surpresas que eu bolei!
09 de outubro
1988
URSS acaba com Chernobyl

Uma usina atômica é como viajar de avião. É muito seguro, mas, quando acontece um acidente, a coisa é séria. Em 1985, um reator atômico explodiu, matou 31 pessoas e contaminou outras milhares na cidade de Chernobyl, na antiga União Soviética (URSS). Dois anos e meio depois, em 9 de outubro de 1988, as autoridades soviéticas concluíram que, devido à radiação atômica, que causa terríveis doenças, a população não poderia mais morar naquele lugar. Resultado: a cidade toda foi demolida.








10 de outubro
1986
Terremotos arrasam El Salvador

Esses dias eu falei bastante sobre as catástrofes naturais, lembra? Pois então, o vovô sempre diz que uma das maravilhas de ser brasileiro é que, no Brasil, não existe vulcão, furacão nem terremoto. Acho que ele tá certo. Já pensou estar no décimo andar de um edifício, numa grande cidade, e viver um terremoto?  Pois na América Central isso acontece. Há 14 anos, a cidade de San Salvador, capital de El Salvador, sofreu não só um, mas dois terremotos violentos e uma série de tremores. Cerca de mil e duzentas pessoas morreram, dez mil ficaram feridas e mais de 150 mil, desabrigadas.










11 de outubro
1962
O papa João XXIII abre o Concílio Ecumênico Vaticano II

Esta é para o padre amigo da minha mãe, que segue a "Teologia da Libertação". Neste dia, o papa João XXIII fez a primeira de uma série de reuniões com os homens mais importantes da Igreja. Essa reunião se chamou Concílio Ecumênico Vaticano II e, depois dela, a Igreja entrou numa nova era. O papa queria promover a modernização da Igreja e salientar que ela deveria estar mais presente na vida dos fiéis, defendendo os mais pobres e dando opinião em assuntos políticos, econômicos e sociais.

1948
Estreia o Teatro Brasileiro de Comédias (TBC)

A minha vida ao lado do Bocão é uma comédia. Mas comédia mesmo, aquelas peças de teatro consagradas, que todo mundo gosta, é coisa para profissionais. Pensando assim, em 1948, um empresário paulista chamado Franco Zampari inaugurou o Teatro Brasileiro de Comédia (o TBC), uma companhia que, em pouco tempo, se tornou o grupo teatral mais importante do Brasil. Nela, trabalhavam os trinta melhores atores daquela época.



08 de outubro
Dia do Direito à Vida
Quem é que não gosta de viver? Eu adoro e vivo cada segundinho do meu dia da melhor maneira possível! Mas nem todo mundo vive tão bem quanto deveria. Por isso, o direito à vida vem sendo tão discutido que acabou se tornando o principal assunto de muitas campanhas. Muitas deles falam sobre o combate à aids, ao aborto, à pena de morte e outras questões importantes. Eu quero conversar sobre elas com vocês, mas outro dia, porque hoje escolhi falar do direito das crianças à vida. Você sabia que o Brasil é um país que se destaca por ter uma das leis mais avançadas na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes? É isso mesmo, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz que as crianças e os adolescentes devem ser respeitados por ainda estarem em desenvolvimento físico e psicológico e que, por isso, devem receber cuidados especiais. Essa lei deve ser aplicada em todas as regiões do país e para todas as crianças e adolescentes, sem importar sua condição social, econômica, cultural ou racial. Então, fique de olho! A vida de uma criança deve ser protegida acima de tudo, pois nós somos o futuro do nosso país!


Dia do Nordestino
Outro dia, meu pai me falou que os nordestinos construíram São Paulo. Eu achei estranho, pois São Paulo é um estado do Sudeste e os nordestinos são as pessoas que nasceram na Região Nordeste; então, como é que eles puderam construir São Paulo? Depois, meu pai explicou que o Nordeste - formado pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia - é uma região que sofre muito com as secas e, por isso, muitos nordestinos acabaram deixando suas cidades para buscar emprego e uma vida melhor em outros lugares do país.  Assim, eles partiram para as grandes cidades e, como muitos deles não tinham estudo, viraram pedreiros e construíram mesmo os enormes prédios que hoje fazem parte da paisagem de cidades como São Paulo. Essa força toda mostra que os nordestinos são pessoas alegres, inteligentes e que lutam por sua sobrevivência. Além disso, eles também preservam muito o folclore e as tradições de sua região. Com isso, preservam a história e a cultura do nosso país. Eles merecem nossa admiração!

domingo, outubro 07, 2012

07 de outubro
Dia Internacional pela Prevenção das Catástrofes Naturais
O Brasil é mesmo um país lindo e privilegiado! Aqui, nós não temos furacões, maremotos, terremotos nem erupções vulcânicas, como acontece em outros países. A catástrofe natural que mais afeta o Brasil é mesmo a enchente, que muitas vezes acontece mais por culpa do homem do que da natureza. As nações que sofrem com catástrofes como as erupções vulcânicas, furacões, terremotos e maremotos estão sempre pesquisando formas de amenizar esses desastres. Os cientistas desses países estudam profundamente a natureza e, com a ajuda da tecnologia, conseguem prever quando e onde as catástrofes vão acontecer. Assim, as pessoas podem se proteger ou fugir da fúria da natureza. Além disso, os pesquisadores também já conseguem construir casas mais resistentes e abrigos especiais, que podem salvar muitas vidas. Nós brasileiros temos sorte de viver sem essas preocupações, não é mesmo?
06 de outubro
1940
Morte do cientista Adolfo Lutz

Adolfo Lutz foi um brasileiro muito especial. Ele estudou medicina na Universidade de Berna, na Suíça, e, quando retornou ao Brasil, trabalhou muito e contribuiu para o avanço da medicina. Adolfo Lutz também participou de muitas expedições pela região do Rio São Francisco, pelo Nordeste e pelo Sul do país, pesquisando doenças como a hanseníase, a esquistossomose, a febre tifoide, a malária e a leishmaniose. Cada nome complicado, né?  Mas são doenças muito sérias. Outro trabalho importante que ele realizou foi a identificação dos principais transmissores da malária. Durante muitos anos, ele dirigiu o Instituto Bacteriológico de São Paulo que hoje se chama, em sua homenagem, Instituto Adolfo Lutz.










Adolfo Lutz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adolfo Lutz
Nascimento18 de dezembro de 1855
Rio de Janeiro
Morte6 de outubro de 1940 (84 anos)
Rio de Janeiro
Áreamedicina
Pesquisamedicina tropical, zoologia médica
1879-1940
Adolfo Lutz (Rio de Janeiro18 de dezembro de 1855 — Rio de Janeiro, 6 de outubro de 1940) foi um médico e cientista brasileiro, pai da medicina tropical e da zoologia médica no Brasil. Pioneiro na área de epidemiologia e na pesquisa de doenças infecciosas.[1]

Índice

  [esconder

[editar]Família

Era o terceiro filho homem dos suíços Gustav Lutz e Mathilde Oberteuffer. Os Lutz formavam uma das famílias mais tradicionais de Berna desde o século XVI, vinculada à corporação de ofício dos carpinteiros, com direito de votar e portar armas.[1] O avô de Adolpho Lutz, Friedrich Bernard Jacob Lutz, foi uma figura de destaque na história da medicina suíça, tendo chefiado o serviço médico do exército da Confederação Helvética por cerca de vinte anos.
Os Lutz chegaram ao Rio de Janeiro no princípio de 1850, no auge da epidemia de febre amarela que causou milhares de mortes na capital brasileira, e aí nasceram quase todos os dez filhos do casal. Em 1857 os Lutz decidiram retornar a Berna, talvez motivados pela insalubridade do Rio, que, além de recorrentes surtos de febre amarela, fora atingido por devastadora epidemia de cólera em 1855.[1] Adolpho Lutz tinha dois anos quando foi conhecer a terra onde nasceram seus antepassados.
Foi casado com a inglesa Amy Fowler, de quem teve os filhos: Bertha Lutz, Guálter Adolpho Lutz e Laura Bertha Lutz, dois nascidos no Brasil e uma filha na Suíça.

[editar]Trajetória profissional

Adolpho Lutz, seu nome oficial (com "ph"), foi mudado para Adolfo (com "f"), em 1940, na Inauguração do Instituto Adolfo Lutz, que deu nome ao antigo Instituto Bacteriológico. Estudou medicina na Suíça, graduando-se em 1879 na Universidade de Berna. Depois de graduado, foi estudar técnicas de medicina experimental em vários centros médicos de Londres (Inglaterra - onde estudou com Joseph Lister1827-1921); Leipzig (Alemanha); Viena (Áustria); Praga (República Checa) e Paris (França - onde estudou com Louis Pasteur18221895).
Retornou ao Brasil em 1881. Lutz inicialmente trabalha como clínico geral em Limeira (São Paulo) por seis anos. Desejando seguir em pesquisas médicas, ele retorna para Hamburgo (Alemanha), onde mais uma vez irá trabalhar com Paul Gerson Unna (1850-1929), especializando emdoenças infecciosas e em medicina tropical. Com o aumento de sua fama, ele foi convidado para assumir o cargo de diretor do Hospital Kalihi no Havaí, onde fez sua pesquisa sobre hanseníase.[1] Depois disso, ele trabalhou por um período na Califórnia (Estados Unidos), antes de retornar para o Brasil em 1892, atendendo ao convite do governador de São Paulo para dirigir o Instituto de Bacteriologia (mais tarde, este instituto irá se chamar Instituto Adolfo Lutz em sua homenagem). A cidade de Santos (São Paulo) sofreu uma severa epidemia de peste bubônica, e Lutz foi trabalhar com outros dois jovens médicos brasileiros, Emílio Ribas e Vital Brazil. Lutz e Brazil tornaram-se amigos, sendo que este daria suporte às pesquisas pioneiras de Vital Brazil sobre antídotos para picadas de cobra, contribuindo decisivamente para a criação de outro instituto de pesquisa (Instituto Butantan) em São Paulo, totalmente devotado para essa linha de pesquisa.
Aedes aegypti
Lutz foi o primeiro cientista latino-americano a estudar e confirmar os mecanismos de transmissão da febre amarela pelo Aedes aegypti, uma espécie de mosquito que é um reservatório natural e vetor dessa doença. Lutz foi o responsável pela identificação do blastomicose sul-americano. Sua dedicação à saúde pública fez com que lutasse e pesquisasse sobre várias epidemias de diversas regiões do Brasil, como a cólerapeste bubônicafebre tifóidemaláriaancilostomíaseesquistossomose e leishmaniose.[1]
Outras de suas maiores realizações foram seu pioneirismo sobre a Entomologia Médica e as propriedades terapêuticas das plantas Brasileiras. Como zoologista, ele descreveu várias novas espécies de anfíbios e insetos, como o Anopheles lutzii (uma espécie de mosquito).
Depois da aposentadoria em 1908, Dr. Adolfo Lutz mudou-se para a Cidade do Rio de Janeiro, onde trabalhou por mais 32 anos, até a morte em 6 de outubro de 1940, no Instituto Oswaldo Cruz.
04 de outubro
Dia da Natureza
Viva! O dia de hoje é muito especial! Acho que, como um bom protetor da natureza, você já sabe tudo o que vou contar, mas, mesmo assim, vale a pena repetir. Se a gente não se preocupar com a conservação da natureza e de todos os recursos naturais que são tão importantes para a vida - como o ar, os animais, as fontes de energia, os minerais, as plantas, o solo e a água - provavelmente a vida no nosso planeta vai acabar logo, logo. Atualmente, muitas pessoas têm lutado e defendido a natureza. Entidades governamentais e não-governamentais do mundo inteiro começam a unir suas forças para proteger o meio ambiente. O importante é compreender que o planeta Terra é a nossa casa e que preservar a natureza é cuidar da nossa própria vida, pois os seres humanos dependem das plantas que, por sua vez, dependem do solo, do ar, da água e assim por diante. Portanto, vamos tratar bem nosso planeta!


Dia Mundial dos Animais
Para completar esse "dia ecológico", que tal conhecer o direito dos animais? É isso mesmo, assim como o homem, os animais também têm direitos que devem ser respeitados! Se alguém desrespeitar algum deles, avise a Sociedade Protetora dos Animais da sua cidade ou estado ou, então, torne-se um membro dessa sociedade e lute pelos direitos dos nossos grandes amigos. Os direitos dos animais são:
1. Todos os animais têm direito à vida.
2. Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção dos seres humanos.
3. Nenhum animal deve ser maltratado.
4. Todos os animais selvagens têm direito de viver livre no seu habitat.
5. O animal escolhido pelo ser humano para ser seu companheiro não pode ser abandonado.
6. Nenhum animal pode ser usado em experiência que lhe cause dor.
7. Todo ato que coloque em risco a vida de um animal é um crime contra vida.
8. A poluição e a destruição são consideradas crimes contra os animais.
9. Os direitos dos animais têm que ser defendidos por lei.
10. O ser humano deve ser educado, desde a infância, para observar, compreender e respeitar os animais.






05 de outubro
Dia da Ave
Ontem, lá no sítio do amigo do meu avô, vi duas aves bem diferentes: um beija-flor bem pequenininho tirando néctar de uma flor e uma ema muito alta, com o dobro do meu tamanho. Como podem existir duas aves tão diferentes? O vovô me explicou que existem muitas espécies de aves e que cada uma tem seu encanto. Umas são livres e voam pelos campos, jardins e matas; outras possuem muitas cores que alegram os nossos olhos; e algumas têm o poder de nos acalmar com um canto suave e tranquilo. Um pesquisador diria que as aves pertencem ao grupo dos animais vertebrados e que são fáceis de identificar porque são animais que têm bico, corpo coberto de penas e asas. Mas nem todas as aves possuem todas essas características e nem todas podem voar. O que importa é que as aves sempre deixam a nossa vida mais alegre, não é mesmo?
03 de outubro e 2 de outubro(embaixo desculpa o erro)
Dia das Abelhas
As abelhas são insetos interessantes. Elas vivem em comunidades e dividem o trabalho e a responsabilidade pela sobrevivência do grupo. As abelhas operárias fazem todo o trabalho pesado na colmeia. São elas que constroem, limpam, alimentam a abelha rainha, cuidam dos ovos, coletam pólen, néctar e água, defendem a colmeia e produzem mel, geleia real e própolis. Nossa! Quanto trabalho! A abelha rainha, que é bem maior que todas as outras, fica tranquilona só botando os ovos que vão dar continuidade à vida da colmeia. Existem outros sujeitos na colmeia que também levam uma vida boa: são os machos, que se chamam zangões. Eles não têm ferrão, não coletam pólen ou néctar e não produzem cera. A única função dos zangões é fecundar a rainha. Mas nem tudo é tão bom assim para os eles, pois os pobrezinhos morrem logo após a fecundação. As abelhas são de grande utilidade para o homem porque polinizam as flores e fornecem cera, geleia real, mel, pólen e própolis, que são produtos muito aproveitados como alimento e para a produção de medicamentos.
02 de outubro
Dia Nacional do Habitat
A minha mãe falou que habitat é um local onde vive e se desenvolve determinada espécie animal ou vegetal. Por exemplo: a selva é o habitat do tigre, que é bem diferente do lugar onde vivem os pinguins. Já o habitat dos peixes de águas profundas é bem diferente do das onças, e assim por diante. Vários animais e plantas podem viver fora de seu habitat natural desde que recebam cuidados especiais em aquários, jardins zoológicos e jardins botânicos. Um único habitat natural pode satisfazer as necessidades de muitas espécies de plantas e animais. Para mim, a única coisa que satisfaz minhas necessidades é a minha querida casa: o meu habitat natural!



1º de outubro
Dia Internacional das Pessoas da Terceira Idade
Ontem, eu e o Junin estávamos no parque e vimos um grupo de idosos fazendo ginástica. Fui conversar com eles e uma senhora muito simpática me contou que aquele era um grupo de ginástica da terceira idade (pessoas com mais de 60 anos). Eles fazem exercícios porque procuram ter uma vida mais saudável, cuidando da saúde do corpo e buscando o equilíbrio da mente. Está provado que prevenir é sempre melhor do que remediar e, por isso, essas pessoas cuidam muito da alimentação, praticam atividades físicas, vão ao médico regularmente e procuram dormir bem. Hoje em dia, a gente já sabe que a saúde do corpo também depende da saúde da mente, e a busca da paz interior é superimportante para ficar saudável. Eu adorei esse grupo da terceira idade e notei que eles têm muito mais alegria e energia do que muito jovem por aí!

30 de setembro
Dia da Bíblia
A Bíblia é o livro mais lido do Brasil, isso porque é referência para diversas religiões. A palavra Bíblia vem da língua grega e significa coleção. O livro é dividido em duas partes, o Antigo Testamento e o Novo Testamento. O Antigo Testamento conta a história do povo hebreu, de sua relação com outros povos e com Deus. Seus textos originais foram, em grande parte, escritos em hebraico. O Novo Testamento, entre vários assuntos, conta a história de Jesus, de seus discípulos e do início do cristianismo. Foi escrito originalmente em grego, que era a língua mais falada na época. Existem muitas versões diferentes dessa coleção de livros que é considerada importante por muita gente.

Bily

Bily

Arquivo do blog

Seguidores