domingo, outubro 07, 2012

28 de setembro
1870
Dia da Lei do Ventre Livre

Outro dia comentei que é difícil imaginar que uma pessoa possa ser escrava de outra. Mas, no Brasil, isso aconteceu por muitos anos. No dia de hoje, lembramos algumas das leis que ajudaram a acabar com a escravidão. A Lei do Ventre Livre, por exemplo, foi decretada em 28 de setembro de 1870, pelo Governo Imperial. Ela libertava os filhos de escravos nascidos a partir daquela data. O "dono" da mãe do bebê recebia dinheiro do governo para se responsabilizar pelo sustento dele até os 8 anos de idade ou, se não recebia, a criança ficaria servindo o senhor até os 21 anos. Na verdade, nem todos estavam livres, pois sua liberdade dependia da boa vontade do seu senhor.
1885
Dia da Lei dos Sexagenários

A Lei dos Sexagenários libertava os escravos com mais de 60 anos. Essa lei encontrou grande resistência dos senhores de escravos, que mentiam a idade de seus escravos ou omitiam a existência deles para não dar liberdade a eles. Muitas vezes, os escravos eram homens cansados e sem força de trabalho, mas, mesmo assim, os senhores não queriam libertá-los. Essa lei também ficou conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe.



29 de setembro
1992
Impeachment de Fernando Afonso Collor de Melo, Presidente do Brasil

Já vi na TV o tal do movimento dos "caras-pintadas". Meu avô contou que a sociedade toda se uniu, principalmente os estudantes, para tirar do governo o presidente Collor. Ele foi o primeiro presidente civil brasileiro, desde 1960, a ser eleito por voto direto. Mas ele não conseguiu cumprir o mandato porque foi acusado, assim como alguns de seus funcionários, de participar de ações que prejudicaram a sociedade. As coisas ficaram feias quando seu irmão, Pedro Collor, deu uma entrevista falando do "esquema PC" - uma série de irregularidades que envolviam o presidente Collor. Foram feitas várias manifestações populares em todo o país. Os estudantes (os caras-pintadas) organizaram diversas passeatas e a Câmara dos Deputados votou o impeachment (impedimento) do presidente em 29 de setembro de 1992. O Parlamento decidiu afastar Collor do cargo de presidente da República e seus direitos políticos foram cassados por oito anos.


Dia do Petróleo
Em 1939, no município de Lobato (BA), jorrou petróleo, pela primeira vez, no Brasil. Essa substância viscosa e escura merece um dia especial porque fornece quase todo combustível usado no Brasil principalmente para o funcionamento dos motores de automóveis, barcos, aviões, etc. Nosso país produz apenas 30% do petróleo de que necessita, o resto é importado. A maior reserva brasileira de petróleo é a Bacia de Santos, que se estende de Cabo Frio (RJ) a Florianópolis (SC). Existem outras reservas localizadas na Bahia, no Sergipe, em Alagoas e no Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bily

Bily

Arquivo do blog

Seguidores