domingo, outubro 07, 2012

24 de setembro
Dia Mundial do Coração
Meu coração bate forte cada vez que vejo a Julieta! Parece que vai explodir! Mas isso não pode acontecer, pois o coração é um órgão importantíssimo. Se ele pára, a gente morre. É o coração que faz o sangue circular, levando os glóbulos vermelhos (com oxigênio), glóbulos brancos (que combatem infecções) e as plaquetas (que ajudam a coagulação). Você sabia que o coração de uma pessoa adulta bate, em média, 80 vezes por minuto? Ou seja, mais de uma vez por segundo. E passa de 100 batidas por minuto quando a gente pula corda ou passa perto da namorada. O coração trabalha o dia inteirinho. Mesmo enquanto a gente dorme, ele trabalha, não pode ter férias, senão... Ele também merece um dia para ser homenageado porque é um órgão tão importante, você não acha?

25 de setembro
Dia do Rádio
No Brasil, a primeira transmissão de rádio aconteceu em 7 de setembro de 1922, durante as comemorações do Centenário da Independência. A Westinghouse Electric International montou, no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro, uma estação de rádio. Ela foi inaugurada com o discurso do então presidente do país, Epitácio Pessoa. Após as festividades, o rádio saiu do ar e só voltou no ano seguinte, com a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Roquete Pinto e Henry Morize. As primeiras emissoras nasceram como clubes ou sociedades e eram proibidas de fazer publicidade, bem diferente de hoje em dia, que existe mais propaganda que programação. Em 1932, foram criadas várias rádios, como a Rádio Record - SP, a Rádio Nacional - RJ e a Rádio Tupi - SP. Elas transmitiam vários programas de música popular e, junto com eles, apareceram muitos ídolos: Carmem Miranda, Linda Batista e Orlando Silva. Surgiram também os programas de humor, de auditório e as novelas do rádio. Em plena Segunda Guerra Mundial, foi criado o programa Repórter Esso, que inaugurou o radiojornalismo no Brasil (1941). Depois do surgimento da televisão, foi aberto maior espaço para o radiojornalismo e para os serviços à comunidade. Mas a maioria dos programas eram musicais.

Dia Nacional do Trânsito
Os sinais de trânsito devem ser respeitados por motoristas e pedestres. O semáforo, as placas, as faixas de segurança para pedestres, as marcas e palavras pintadas no chão são sinais de trânsito que servem para nos orientar e proteger. Denatran, Detran, DNER e DER são órgãos que cuidam do trânsito. Eles têm a função de supervisionar, coordenar e controlar a política nacional de trânsito. Mas, se existem tantas placas, sinais e vários órgãos responsáveis pelo trânsito, por que será que ainda acontecem tantos acidentes?







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bily

Bily

Arquivo do blog

Seguidores